Vida Urbana

Saturno pode ser observado neste domingo na Estação Cabo Branco

Observação depende da condição do tempo; caso o céu estaja nublado ou com chuva, o evento será transferido.



O planeta Saturno poderá ser observado no céu de João Pessoa, neste domingo (30), a partir das 18h, na Estação Cabo Branco, no Altiplano. A observação será feita pelas lunetas e telescópios da Estação Cabo Branco, a entrada é gratuita para o público de todas as idades.

O professor de física e astrônomo, Marcos Jerônimo, explica que a observação depende das condições climáticas do dia. “Vale lembrar ao público que em caso de céu nublado ou chuvas, o evento é transferido para outro momento”, afirmou.

Saturno é o sexto planeta a partir do sol e o segundo maior do Sistema Solar – Júpiter é o primeiro. Pertencente ao grupo dos gigantes gasosos, o planeta possui cerca de 95 massas terrestres e orbita a uma distância média de 9,5 unidades astronômicas.

O planeta, ainda possui um pequeno núcleo rochoso, circundado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e hélio. A sua atmosfera, também composta principalmente de hidrogênio, apresenta faixas com fortes ventos, cuja energia provém tanto do calor recebido do sol quanto da energia irradiada de seu centro.