Vida Urbana

TJPB fica em primeiro lugar em ranking de qualidade dos serviços

Tribunal do Estado encabeçou lista dos tribunais estaduais de pequeno porte.



O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) ficou em primeiro lugar no ranking dos tribunais estaduais de pequeno porte do relatório 'Justiça em Números 2016'. O relatório, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inclui os principais indicadores da Justiça no que diz respeito à sua estrutura, ao orçamento e à litigiosidade.

Para a classificação no ranking de cada Tribunal estadual, foram consideradas as despesas totais, os processos que tramitaram no período, o número de magistrados, o número de servidores (efetivos, requisitados, cedidos e comissionados sem vínculo efetivo) e de trabalhadores auxiliares (terceirizados, estagiários, juízes leigos e conciliadores). O relatório mostra que o TJPB conta com a atuação de 5.406 pessoas, entre magistrados, servidores e auxiliares, e que no ano de 2015 as despesas totais do Poder Judiciário estadual foram de mais de R$ 723 milhões.

Além disso, uma das novidades do relatório 2016 é a contabilização do prazo de duração do processo. Neste indicador, o Poder Judiciário estadual registra no 1º grau tempo médio de 2 anos e 4 meses na fase de conhecimento processual, e de 1 ano e 11 meses na fase de execução judicial. No 2º grau, o tempo médio processual é de 9 meses.