Vida Urbana

Paraíba tem 163 postos para realização do Teste do Pezinho

Estado é um dos focos do Ministério da Saúde, por causa do Dia das Crianças. 



Com 163 postos de coleta instalados nas maternidades ou nas Unidades Básicas de Saúde da Família para a realização do Teste do Pezinho, a Paraíba é um dos estados onde o Ministério da Saúde vem reforçando a importância do exame, que deve ser feito em recém-nascidos. O motivo é a chegada do Dia das Crianças, celebrado nesta quarta-feira (12).

De acordo com o órgão, é essencial que todos bebês façam o teste entre o 3º e o 5º dia de vida, por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

A realização do teste neste período é importante porque é capaz de identificar seis doenças genéticas ou congênitas passíveis de tratamento, mas que não apresentam evidências clínicas ao nascimento. Quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças, como deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epiléticas, entre outras complicações e até a morte.

Conforme o ministério, no ano passado, cerca de 2,5 milhões de recém-nascidos passaram pelos testes em todo o país, que conta com 21.446 postos de coleta cadastrados. Destes, 53% fizeram os testes até o quinto dia de vida. Vale destacar que os testes realizados pelo SUS cobrem 83,6% dos nascidos vivos (2,9 milhões) no Brasil.