Vida Urbana

Abrasel e Fecomércio lançam aplicativo 'Abrafood' em João Pessoa

João Pessoa é a terceira cidade do Brasil a receber o Abrafood.



Divulgação
Divulgação
Aplicativo já estreia com 30 restaurantes disponíveis, descontos de até 50% nas primeiras semanas e promoções permanentes

A Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares - seccional Paraíba (Abrasel-PB) lança nesta terça-feira (11) o aplicativo Abrafood, que oferece o serviço de delivery dos restaurantes associados a Abrasel em João Pessoa. O Abrafood é gratuito e não cobra nada pelo serviço ao consumidor. Confirmado também, descontos de até 50% nas primeiras semanas e promoções permanentes. João Pessoa é a terceira cidade a oferecer os serviços do aplicativo, as anteriores são Manaus e Curitiba.

Segundo o presidente da Abrasel-PB, Paulo Amaral, o objetivo do aplicativo é oferecer a livre concorrência, custos rentavéis aos associados e benefícios aos consumidores. "Os estabelecimentos estão notando o avanço desse tipo de plataforma. A iniciativa nasce da lógica da livre concorrência. E também livrar os restaurantes de taxas abusivas de outras plataformas. E, claro, levar mais benefícios ao consumidor", afirmou. "A diferença é descomunal, e não vamos cobrar sobre vendas", completou comparando com outros aplicativos de delivery.

Para Marcone Medeiros, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), a iniciativa da Abrasel é importante para o setor. "Esse aplicativo de delivery para as empresas, principalmente os restarantes associados, é motivo de muita satisfação, e de elogios a Abrasel pela iniciativa", analisou. Marcone também analisa a plataforma como um benefício para empresários e consumidores. "Notamos a preocupação deles [Abrasel] de disponibilizar uma ferramenta que os restaurantes poderão usar a um preço muito menor do que o que é cobrado hoje [por outro aplicativo]. É um aplicativo que vai dar muita condição e benefícios para os restaurantes e consumidores", disse.  Abrafood: captura de tela

Conforme a Abrasel-PB, o aplicativo vai cobrar um valor menor de taxa ao restaurante, que vai ser apenas para manuntenção e revertido em benefícios do usuário. "A plataforma não tem perspectiva de lucro próprio, e sim de oferecer benefício ao associado e ao cliente", afirmou Amaral.

Ainda conforme Paulo Amaral, da Abrasel, cerca de 30% dos pedidos recebidos nos restaurantes associdados são por meio de aplicativos. "Há uma necessidade no mercado dessas plataforma, e [os empresários] estão notando que isso dominou o mercado. Os restaurantes que iniciaram o uso disso, por exemplo, tiveram benefícios e deram benefícios aos seus clientes", disse.

Apoio e desenvolvimento

A Fecomércio-PB apoia o Abrafood, e vai oferecer o café da manhã de lançamento do aplicativo, que acontece no Centro Turístico e de Lazer do Sesc Praia do Cabo Branco, na praia do Cabo Branco, a partir das 8h. "Nosso papel é apoior tudo do terceiro setor. Qualquer coisa que envolva esse setor é importante para nós, e com certeza estaremos sempre apoiando e dando suporte a essas causas", afirmou Marcone Medeiros.

Foram 90 dias planejando o desenvolvimento do aplicativo para atuação em João Pessoa. A Abrasel-PB confirmou que o aplicativo já conta com 30 restaurantes cadastrados. No geral, são 200 estabelecimentos cadastrados, e Paulo Amaral informou que outros restaurantes já estão interessados em fazer parte da lista do aplicativo. Outra novidade, é que os associados combinaram a oferta de promoções permanentes, que podem chegar até a 50% de desconto.

Instalação

A instalação do aplicativo é simples, basta pesquisá-lo na sua loja virtual - PlayStore (Android) ou AppStore (iOS) e 'instalar'. Para criar um login é necessário preencher um pequeno cadastro, com nome, e-mail, telefone e o número do Código de Endereçamento Postal (CEP). A partir disso, o aplicativo vai lhe mostrar os restaurantes que estão mais próximos da localização do seu CEP. Mas também há a possibilidade de escolher restaurantes de outras zonas de toda a cidade.