Vida Urbana

Paraíba tem 196 municípios em situação de emergência devido a seca

Decreto publicado no Diário Oficial desta quinta, abrange quase 90% da cidades. 



Voltou a subir o número de cidades paraibanas em situação de emergência por conta da estiagem. O governador Ricardo Coutinho (PSB) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (06) a decretação de emergência de 196 municípios pelo prazo de 180 dias. O total representa 87,89% dos 223 municípios paraibanos. No final de 2015 eram 197 o número de municípios em colapso devido a estiagem, mas um novo decreto do governador, publicado em maio deste ano, reduziu para 196 cidades.

O decreto levou em consideração a escassez de água no semiárido paraibano, por conta das irregularidades espaciais das precipitações pluviométricas, que persiste nos municípios incluídos na lista, todos afetados pelo fenômeno da estiagem, causando danos à subsistência e à saúde de suas populações.

Esta situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios, comprovadamente afetados pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Informação de Desastre (FIDE), e pelo croqui das áreas afetadas, por município, que será apresentado oportunamente.