Vida Urbana

Navio da Marinha fica aberto à visitação no Porto de Cabedelo neste fim de semana

A embarcação tem a finalidade de efetuar a coleta de dados nas águas do Brasil.




Foto: divulgação/docas

O Navio Hidrográfico Sirius, da Marinha do Brasil, estará aberto para receber visitas da população no Porto de Cabedelo, na região Metropolitana de João Pessoa, neste sábado (14) e domingo (15), no período entre 14h e 16h30. A embarcação tem a finalidade de efetuar a coleta de dados nas águas do Brasil, realizar manutenção de faróis e servir como plataforma flutuante e apoio ao Poder Naval. O Sirius atracou no Porto de Cabedelo na última quinta-feira (12).

Com comprimento de quase 80 metros, a embarcação foi incorporado à Marinha do Brasil no dia 17 de janeiro de 1958. No último dia 1º de julho, ele completou 4.500 dias de mar, sendo o navio com maior quantidade de dias de mar da ativa e o segundo com mais dias de mar em toda a história da Marinha do Brasil.

De acordo com a Marinha do Brasil, a embarcação concluiu recentemente um levantamento hidrográfico no Rio Amazonas. Entre os objetivos estava a melhor previsão de um fenômeno de maré no chamado “quebra-mola do Amazonas”.

Além das tarefas previstas em sua missão, o navio contribui para a formação de universitários das áreas de biologia marinha e oceanografia. Contribui, também, para os serviços meteorológicos marinho e de sinalização náutica a cargo da Diretoria de Hidrografia e Navegação.

Visitação pública ao Navio Hidrográfico Sirius no Porto de Cabedelo

Data: 14 e 15 de setembro de 2019

Horário: Entre 14h e 16h30

Local: Porto de Cabedelo, Av. Presidente João Pessoa, S/N – Cabedelo

 

Principais características do Navio Hidrográfico Sirius:

Comprimento – 77,9 metros;
Boca – 12 metros;
Deslocamento Máximo – 1.878 toneladas;
Calado Máximo – 5,5 metros (calado original de 3 metros. Aumento devido a instalação de gôndola do Ecobatímetro Multifeixe);
Autonomia – 30 dias;
Velocidade de Cruzeiro – 9 nós;
Velocidade Máxima –11 nós;
Tripulação – 84 militares mais disponibilidade de 134 leitos para destacados; e
Passageiros – 14 pesquisadores.

Equipamentos Científicos:
Ecobatímetro Multifeixe (águas médias, até 4.000 m de profundidade);
Ecobatímetro Monofeixe;
Estação Meteorológica Automática;
Lançador de Batitermógrafo; e
Guincho Oceanográfico.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.