Vida Urbana

Mulheres agora podem escolher local para descer do ônibus em Campina Grande

Prefeito Romero Rodrigues sancionou nova lei. Objetivo é dar mais segurança para as usuárias.




As mulheres usuárias de ônibus em Campina Grande agora têm o direito de escolher o melhor local para desembarcar ou embarcar nos coletivos durante a noite. O benefício está garantido na lei 6.924 /2018, sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues (PSDB) na última edição do Semanário Oficial da cidade. O objetivo da medida é dar mais segurança às mulheres .

As usuárias de ônibus podem fazer uso do direito a partir das 20h. A ‘parada segura’ pode acontecer em qualquer lugar, desde que obedeça ao trajeto regular da linha.

O projeto é de autoria do vereador Olímpio Oliveira (MDB) e foi aprovado na Câmara Municipal no dia 15 de maio deste ano. O texto prevê a aplicação de multa ao motorista e à empresa em caso de descumprimento.

Além disso, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans) e a Superintendência de Transportes Públicos (STTP) deverão fazer campanhas educativas orientando o cumprimento da lei e também terão que divulgar o conteúdo através de cartazes nos ônibus.

Em João Pessoa, existe uma lei igual para beneficiar as mulheres. Vigorando desde 2013, ele inicialmente previa que a ‘parada segura’ só poderia acontecer depois das 22h, mas após um alteração, feita no ano passado, o horário passou a ser também a partir das 20h, como em Campina Grande.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.