Vida Urbana

Ministro diz que obras do São Francisco já estão 96% concluídas

Projeto vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.




O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou nesta quarta-feira (22), em visita a Custódia, cidade do Sertão do Pernambuco, que as obras de Transposição do Rio São Francisco já foram concluídas em 96%. O projeto vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

"A água chegará ao estado da Paraíba até o início de março", disse Barbalho na ocasião, acrescentando que, em seguida, a água segue para o alude Camalaú, pelo rio Paraíba, abastecendo em especial a área de Campina Grande.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também participou da visita. Helder Barbalho ressaltou que a parceria com o governo paulista "garantiu o enchimento do reservatório de Braúnas, antecipando o prazo de passagem da água".

Segundo Alckmin, as bombas – cedidas em dezembro do ano passado – foram utilizadas em 2014, durante a seca prolongada que atingiu a região metropolitana de São Paulo, no Sistema Cantareira. "São superbombas, potentes", comentou.

Eixo Norte

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, com 94,5% de obras físicas executadas, o Eixo Norte está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano. Para garantir o abastecimento de água a outras regiões da Paraíba, que serão atendidas pelo Eixo Norte do Projeto São Francisco, o ministro Helder Barbalho assegurou que o Governo Federal destinará recursos da Defesa Civil para a implantação de adutoras.

"Receberemos da companhia de saneamento do estado da Paraíba o projeto para uma adutora de engate rápido do reservatório Coremas Mãe/D’agua até Patos e, assim, minimizar os efeitos da seca na região, beneficiando o mais rápido possível cerca de 100 mil paraibanos", acrescentou. 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.