Vida Urbana

Mais de 97% dos domicílios da Paraíba têm TV em casa e telefone celular com acesso à Internet

PNAD Contínua foi divulgado nesta quinta-feira (20), pelo IBGE.




TV

A televisão está presente em 97,3% dos domicílios paraibanos, segundo IBGE. Foto: Felipe Gesteira

A Paraíba lidera no Nordeste e está em sexto lugar no ranking de estados brasileiros com o maior percentual de televisões por domicílios. A televisão está presente em 97,3% dos domicílios paraibanos. O dado faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), intitulado Tecnologia da informação e Comunicação (TIC) 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (20).

A pesquisa domiciliar do IBGE investiga o acesso à Internet e à televisão nos domicílios e pelas pessoas com mais de 10 anos de idade, além da posse de telefone celular para uso pessoal. Há dados para Brasil, grandes regiões, unidades da Federação, assim como para as zonas rural e urbana.

Ainda segundo a pesquisa, na Paraíba, 65,5% dos domicílios possui televisão com conversor para receber sinal digital de televisão aberta. O percentual fica abaixo da média nacional, fixada em 79,8%. O sinal digital no estado deve ser implantado em todo o território paraibano até o fim deste ano.

O IBGE também apontou que 18,5% dos domicílios da Paraíba com televisão com conversor para receber sinal digital de televisão aberta não recebiam o sinal digital de televisão aberta. O percentual é acima da média nacional (15,4%).

Com relação aos domicílios com televisão com acesso a serviço de televisão por assinatura, o percentual da Paraíba é ainda mais baixo no comparativo com a média nacional. Segundo o IBGE, 14,4% dos domicílios paraibanos tem televisão com TV por assinatura, enquanto a média nacional é de 32,8%, ficando à frente apenas dos estados do Tocantins e Piauí.

Internet

A PNAD também pesquisou sobre a quantidade de domicílios em que os moradores possuem microcomputador ou tablet, além do percentual em que há acesso à internet. A Paraíba se destacou na pesquisa do IBGE se refere ao percentual de pessoas de 10 anos ou mais de idade que utilizaram telefone móvel celular no acesso à Internet no período de referência dos últimos três meses. O estado obteve 97,4%, acima da média nacional de 97%.

Na Paraíba, 35,9% dos residências possuem microcomputador ou tablet. O estado obteve o segundo melhor resultado do Nordeste, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte (39,2%). O percentual, entretanto, ficou abaixo da média nacional, que ficou em 46%.

A Paraíba também só ficou atrás do Rio Grande do Norte (70,7%) e Sergipe (71,6%), dentre os estados nordestinos, no que se refere ao percentual de domicílios com utilização da Internet, alcançando 67,8%.

No que se refere ao percentual de domicílios com telefone móvel celular, 91,2% dos domicílio há telefone celular. Dentre os estados do Nordeste, o estado ficou em terceiro lugar, atrás apenas do Rio Grande do Norte (94%) e Sergipe (91,6%), mas ainda assim abaixo da média nacional (93,2%).

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.