Vida Urbana

Mais de 80 brinquedos são apreendidos pelo Procon em lojas de João Pessoa

A Operação Brinquedo Legal acontece até a próxima sexta (11)




Quantidade de brinquedos caiu em comparação com 2017. / Imagem: Divulgação Procon – JP

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor apreendeu mais de 80 brinquedos por meio da Operação Brinquedo Legal, em João Pessoa. De acordo com o Procon – JP, os produtos apreendidos estavam em embalagens sem o Selo de Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e a fiscalização acontece até a próxima sexta-feira (11).

De acordo com o secretário do Procon – JP, Helton Renê, em 2017 cerca de 1.300 brinquedos foram apreendidos, e nessa edição da fiscalização vários carrinhos, bonecas e miniaturas de animais, além de máscaras infantis foram retirados das lojas onde estavam expostos à venda. Sendo assim, é possível concluir que o número de irregularidades vem diminuindo.

O secretário ainda lembrou que a fiscalização acontece este mês por conta do grande consumo de brinquedos, já que o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro. “Temos o cuidado de fazer porque se trata de um público vulnerável e os pais também devem ficar atentos a detalhes como o Selo de Qualidade do Inmetro. Sem esse carimbo do Instituto, a pessoa pode comprar algo fora das especificidades de segurança, provocando, depois, algum mal à criança.”, comentou Helton Renê.

Os estabelecimento autuados por irregularidades nos brinquedos terão um prazo de 10 dias para procederem com a defesa junto à Secretaria. No entanto, o secretário adiantou que todos eles estão sujeitos à multa, além da apreensão de produtos.

Outras irregularidades podem ser denunciadas no Procon de João Pessoa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou através do telefone (83)3214-3040.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.