Vida Urbana

Lucena é a cidade que mais cresce na Paraíba, diz Ideme

Lucena comemora 55 anos de emancipação política, nesta quinta (22).



Kleide Teixeira
Kleide Teixeira
Município possui um grande potencial de crescimento econômico, devido a localização estratégica

O minicípio de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, comemora nesta quinta-feira (22) 55 anos de emanicipação política. Até 22 de dezembro de 1961, o município era um distrito pertencente ao município de Santa Rita. Nos últimos anos a cidade é a que mais cresce na Paraíba.

De acordo com o Insituto de Desenvolvimneto Municipal e Estadual (Ideme) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística (IBGE), em nota técnica sobre o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios da Paraíba, divulgada em dezembro deste ano, o município de Lucena foi a que teve o maior variação nominal do PIB no ano de 2014 em relação ao ano de 2013. O PIB do município cresceu 42,8% em 2014. O crescimento é devido aos investimentos recebidos de diversas empresas que buscam expandir seus negócios.
 
O grande potencial do Litoral Norte tem atraído muitos investidores, como um grupo norte americano, que vai iniciar a construção de um porto de reparos em Lucena em junho de 2017 e deve começar a operar em 2019. A obra representa um investimento de R$ 2 bilhões e a geração de 6 mil vagas de emprego diretos e indiretos.
 
Entre os investimentos públicos, há o projeto da ponte entre Cabedelo e Lucena, que vai facilitar o acesso entre as cidades, fortalecer o mercado imobiliário e o turismo na região. Consequentemente, a obra vai proporcionar o crescimento da economia local e gerar novos postos de trabalho.
 
No ramo imobiliário, algumas incorporadoras estão investindo em condomínios fechados, um deles localizado na Praia do Holandês, em Lucena, conta com mais 750 lotes e 40 itens de lazer na área comum. Com isso, novos moradores serão atraídos para o Litoral Norte, proporcionando maior desenvolvimento do comércio, da infraestrutura e do turismo dessas cidades.
 
De acordo com o presidente da Associação Amigos do Litoral Norte, Selmo Lima, a procura pelos imóveis e investimentos nos municípios do Litoral Norte será ainda maior quando o projeto de interligação da região com o restante do litoral paraibano estiver em andamento. "As cidades do Litoral Norte do estado são atrativas para compradores e investidores pelo valor dos terrenos e casas, além do contato direto com as belezas naturais. A expectativa é que o mercado imobiliário na região cresça ainda mais nos próximos anos, devido à instalação do estaleiro de reparos de navios em Lucena e a construção da ponte que ligará o município à cidade de Cabedelo", afirmou.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.