Vida Urbana

Litoral da Paraíba tem 21 praias impróprias para os banhistas neste final de semana

Praias que devem ser evitadas estão em quatro cidades do estado.




Foto: Francisco França/Arquivo

O Litoral paraibano tem 21 praias impróprias para banho segundo o relatório divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), na sexta-feira (3). As áreas estão espalhados entre as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Pitimbu. A qualidade das águas nos outros 35 pontos monitoradas foi classificada como excelente, muito boa ou satisfatória.

Em João Pessoa, na Praia do Bessa I, a Sudema recomenda não tomar banho no trecho localizado na Avenida Presidente Afonso Pena, próximo ao maceió. Na praia do Caribessa, está impróprio o trecho que fica no final da Rua Dr. Abel Beltrão, junto à desembocadura da galeria pluvial. Já na praia do Bessa II, o trecho nas imediações do nº 2001, no fim da Avenida João Maurício, não está apropriado para banho. Na Praia de Manaíra, deve-se evitar o banho em frente à quadra de Manaíra e próximo ao nº 293, na Avenida João Maurício, evitar também próximo à galeria pluvial no final da Ruy Carneiro.

Ainda em João Pessoa, na Praia de Cabo Branco, não deve ser tomado banho em quatro trechos: no final das ruas Avenida Monsenhor Odilon Coutinho e Avenida Buarque; em frente à Rua Áurea, próximo à galeria pluvial; nas proximidades da rotatória da Avenida Cabo Branco e no trecho em frente à desembocadura da galeria de água pluvial. Já na Praia do Seixas, está impróprio o trecho próximo à desembocadura da galeria pluvial na Rua dos Pescadores. Na Praia da Penha, evitar próximo à desembocadura do rio Aratu e da desembocadura do rio do Cabelo. Na Praia de Jacarapé, em frente à desembocadura do Rio Jacarapé. Na Praia do Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá.

No município de Cabedelo, deve-se evitar o banho à direita do estuário do Rio Paraíba, na Praia do Jacaré; na Rua Benício de Oliveira, próximo à desembocadura da galeria pluvial, na Praia de Camboinha; nas proximidades da galeria de águas pluviais que desemboca no mar, na Praia de Ponta de Campina; no final da Rua Monsenhor José Coutinho da Silva, na Praia de Formosa; no trecho em frente ao Monumento/Capelinha no fim da rua Nossa Senhora dos Navegantes, Na Praia de Ponto de Mato; e na Praia de Areia Dourada, no trecho próximo ao nº 432, na Rodovia Governador Antonio Mariz.

No orla do município de Pitimbu, na Praia de Pitimbu é sugerido que se evite banho nas proximidades do final da Rua da Paz. Na Praia do Maceió, evitar trecho de frente à desembocadura do Riacho Engenho Velho. Já na Praia de Acaú/Pontinha, evitar banho próximo ao Rio Goiana.

No município de Lucena, a recomendação se aplica a cinco trechos: na Praia de Bonsucesso, ao fim da Rua Mariano de Souza Falcão; na Praia de Ponta de Lucena, próximo ao nº 1555 da Rodovia PB 008; na Praia de Gameleira, na proximidade da desembocadura do riacho Araçá na Rua Porfírio Guedes Lucena; na Praia de Lucena, na Rua Otávio M. Falcão, próximo à desembocadura do riacho; e na Praia de Costinha, na Rua Santo Antonio.

A Sudema recomenda que os banhistas fiquem distante cerca de 100 metros à direita e à esquerda dos trechos apontados como impróprios. O próximo relatório será emitido no dia 10 de Maio.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.