Vida Urbana

JP: 7.942 nas creches

Capital representa 8,68% do total de alunos no ensino infantil do Estado; Previsão é que esse número cresça ainda mais.




Das 91.496 crianças matriculadas em creches públicas, este ano, na Paraíba, 7.942 estão em João Pessoa. A capital representa 8,68% do total de alunos nessa faixa de ensino no Estado. O Censo 2012 mostrou que 65.465 estudantes pessoenses estão no ensino fundamental e outros 19.191 frequentam o ensino médio, em colégios públicos.

Segundo o secretário de Educação de João Pessoa, Genildo Lucena, o crescimento do ensino infantil foi motivado pela ampliação da rede. Ele disse que, atualmente, a capital possui 43 Centros de Referência de Educação Infantil (Crei), que atendem quase 4.500 crianças.

A previsão é que esse número cresça ainda mais nos próximos meses. “Temos projetos para construir, a partir do próximo ano, 13 novas creches. Além disso, estamos em negociação com a Secretaria de Educação do Estado para receber a gestão de 27 unidades que são atualmente administradas pelo governo”, disse.

Para o gestor, além da oferta, outro fator que contribuiu para o crescimento das matrículas nas creches foi a mudança de comportamento das mulheres. “Até algumas décadas atrás, as mulheres viviam mais em casa, cuidando dos filhos. Agora, é cada vez maior o número daquelas que trabalham fora e que precisam deixar os filhos aos cuidados de creches”, opinou. “Nos Creis, os alunos são tratados por profissionais qualificados, recebem até cinco refeições por dia, fardamento, roupas íntimas e participam de atividades pedagógicos. É um trabalho que gera tranquilidade para os pais”, acrescentou.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.