Vida Urbana

João Pessoa concentra mais de 60% dos médicos que atuam na Paraíba

Demografia Médica 2018 mostra que no estado há um médico para cada 596 paraibanos.




Médicos

Médicos paraibanos possuem a segunda maior média de idade do Brasil. Foto: Arquivo

João Pessoa concentra mais de 60% dos médicos com atuação na Paraíba, mostra a pesquisa Demografia Médica 2018 da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo os dados, divulgados nesta terça-feira (20), há um médico para cada 596 paraibanos.

O levantamento da USP mostrou que 6.753 médicos exercem a profissão na Paraíba. Destes, 4.107 atuam em João Pessoa. A proporção de médicos em relação da população da capital é de um profissional formado em medicina para cada 197 pessoenses.

Apesar de alta, a concentração de médicos na capital paraibana é uma das menores entre as capitais nordestinas. Somente Salvador, capital da Bahia, apresenta uma concentração menor, com 59,1% dos médicos do estado atuando na capital. No Nordeste a maior concentração de médicos na capital do estado é em Sergipe, em que 91,8% dos médicos sergipanos atuam em Aracaju.

Perfil dos médicos paraibanos

Médicos

Gráfico: Demografia Médica 2018/ USP/CFM

A Demografia Médica 2018 mostra que na Paraíba as mulheres médicas representam 47,5% do setor. São ao todo, 3.208 médicas e 3.545 médicos atuando no estado. A participação feminina na profissão na Paraíba é um pouco maior do que proporção nacional. No Brasil, 45,6% dos profissionais são do sexo feminino e 54,4% são do sexo masculino.

Em relação a idade média dos profissionais, a Paraíba fica com a segunda maior média de idade do país. No estado a média é de que o profissional tenha 47,5 anos de idade, enquanto a média nacional é de 45,4 anos.

A pesquisa mostrou, ainda, que 58,9% dos profissionais de medicina paraibanos possuem algum tipo de especialidade. Há no estado 2.775 médicos generalistas e 3.978 com alguma especialidade.

Desigualdade no Brasil

A região Sudeste concentra a maior parte dos médicos do País, 54,1% dos profissionais brasileiros atuam na região que abriga 41,9% da população brasileira. No Nordeste, região com 27,6% da população do Brasil, há 17,8% dos profissionais formados em medicina do país. E a região com a menor razão de médicos com a população é a região Norte, que representa 8,6% da população brasileira, mas apenas 4,6% dos médicos do Brasil.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.