Vida Urbana

Integração temporal tem início nesta quinta

Cerca de 100 mil usuários serão beneficiados com 22 linhas de ônibus que estão integradas no corredor Cruz das Armas. Confira as linhas.



Secom-JP
Secom-JP
Reprodução da Secom-JP

Da Redação
Com informações de Hellen Almeida

Começa a funcionar nesta quinta-feira (26), em João Pessoa, o Sistema de Integração Temporal. Este permitirá que cerca de 100 mil usuários de 22 linhas de ônibus do corredor Cruz das Armas, que circulam em 47 bairros da capital, troquem de ônibus em qualquer ponto de parada onde as linhas se cruzem, dentro de um intervalo de tempo, sem precisar pagar outra passagem nem ir ao Terminal do Varadouro.

Para que os passageiros não tenham dúvidas sobre qual ônibus pegar, as linhas que participam da integração temporal serão sinalizadas com adesivos. O controle do tempo da viagem será feito através do validador, equipamento instalado nos veículos que registra as passagens.

“Toda parada de ônibus vai ser um terminal de integração”, ressaltou o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, durante o lançamento oficial do sistema, em solenidade no Parque Solon de Lucena. Uma tenda foi instalada no local para que a população possa tirar dúvidas sobre o novo sistema, onde está sendo feita a distribuição de material educativo.

Para se beneficiar da integração temporal, os usuários precisam utilizar o vale-transporte, serem estudantes que possuem Passe Legal ou ainda sejam usuários do cartão-cidadão, ou seja, quem usa dinheiro para pagar as passagens não poderá se beneficiar da integração temporal.

O próximo corredor a fazer parte do sistema será o da avenida 2 de Fevereiro, no Cristo. Em seguida a integração temporal vai ser ampliada para a Pedro II, Beira Rio, Tancredo Neves e por último a avenida Epitácio Pessoa, por ser mais complexa.

Como funciona – Na prática, o sistema funcionará da seguinte forma: quem mora no bairro do Valentina Figueiredo e trabalha no Distrito Industrial pode usar a integração temporal embarcando na linha 118, descendo em um ponto no Corredor Cruz das Armas e pegando outro ônibus da linha 115 com destino ao Distrito Industrial. O usuário poderá descer também no Parque Solon de Lucena e pegar outro veículo que faça parte da integração temporal.

O sistema será implantado inicialmente nas linhas:
104 – Bairro da Indústrias
102 – Esplanada / Costa e Silva
108 – Alto do Mateus
1510 – Circular
110 – Jardim Planalto

1001 – Bairro das Indústrias / Mandacaru
115 – Distrito
103 – Colinas do Sul
1519 – Valentina / Cruz das Armas
105 – Cidade
118 – Paratibe / Muçumagro
113 – Gramame
101 – Grotão
116 – Engenho Velho
1500 – Circular
107 – José Américo
109 – Rua do Rio
114 – Funcionários IV
A101 – João Paulo II
5100 – Circular
5110 – Circular
5120 – Valentina / Epitácio


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.