Vida Urbana

Integração Temporal inclui as 89 linhas de ônibus de JP

Usuário de transporte coletivo de João Pessoa pode pegar qualquer ônibus das 89 linhas operadas pelas empresas de ônibus de João Pessoa pelo Sistema de Integração Temporal.



STTP-CG
STTP-CG
Sem restrição

Da Redação
Com assessoria do STTrans

A partir desta segunda-feira (15), o usuário de transporte coletivo de João Pessoa pode pegar qualquer ônibus das 89 linhas operadas pelas empresas de ônibus de João Pessoa pelo Sistema de Integração Temporal. O sistema de transporte de João Pessoa é integrado por 480 veículos. O sistema realiza cerca de 4,5 mil viagens por dia.

O sistema consiste na transferência de uma linha para outra, que pode ser feita em qualquer parada de ônibus onde as linhas se cruzam, dentro de um intervalo de tempo pré-determinado, sem precisar pagar outra passagem.

“A integração temporal atua como se cada parada de ônibus fosse um pequeno Terminal de integração”, explica um dos coordenadores do projeto, professor da UFPB e consultor da Secretaria de Planejamento municipal, Nilton Pereira de Andrade.

Quem pode – Ele lembra que só pode fazer a Integração Temporal quem usar o cartão da bilhetagem eletrônica, como o vale-transporte, estudante e cartão-cidadão.

Como funciona – “Quando o usuário pegar o primeiro ônibus e passar o cartão no validador (máquina ao lado da catraca), ele debita uma passagem e registra no cartão a linha que está sendo utilizada e a hora exata. O usuário desce na parada onde pretende pegar o ônibus da outra linha e, ao entrar no segundo ônibus e passar o cartão no validador, aparecerá o nome INTEGRA e a catraca será liberada sem ser cobrada uma nova passagem”, explica Nilton Pereira.

Restrições – Entre as restrições da integração temporal está a impossibilidade de se pegar ônibus da mesma linha (nem para continuar a viagem, nem para voltar), de se pegar ônibus de qualquer linha que passe ou vá para o terminal de bairro da primeira linha e pelo mesmo corredor, além das linhas circulares, que pela sua ampla área de cobertura, não estão integradas entre si.

Porém, as linhas circulares estão integradas com todas as demais linhas do sistema. Nestes casos, será cobrada a segunda passagem ao passar o cartão no segundo ônibus.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.