Vida Urbana

Instituições da Paraíba oferecem mais de 15,3 mil vagas no Sisu

Estudantes que fizeram o Enem poderão participar da seleção, que tem as inscrições começando na próxima segunda-feira.




As quatro principais universidades públicas da Paraíba vão oferecer, juntas, 15.339 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) este ano. As inscrições do processo de seleção vão começar na próxima segunda-feira e seguem até o dia 14 de janeiro. Só a Universidade Federal da Paraíba vai oferecer 7.700 vagas para 121 cursos da instituição, enquanto a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)  vai oferecer 3.244 vagas, sendo 2.519 de ampla concorrência e 725 destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública.  

Já o Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB) vai oferecer 1.260 vagas, com 710 para ações afirmativas, o que inclui pessoas com deficiência, assentados da reforma agrária, candidatos com renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita e estudantes das etnias preta, parda ou indígena. As vagas são destinadas aos cursos dos campi de João Pessoa, Sousa, Campina Grande, Cabedelo, Patos, Princesa Isabel, Monteiro, Cajazeiras, Picuí e Guarabira. Entre os cursos oferecidos pelo IFPB estão o de Medicina Veterinária, Design de Interiores e Administração. Há dois novos cursos no instituto: Engenharia da Computação, em Campina Grande, e Ciências Biológicas, em Cabedelo. 

As 3.244 vagas da UEPB serão distribuídas por todos os 80 cursos, entre eles os de Farmácia, Direito e Odontologia. As aulas serão ministradas nos campi de Campina Grande, João Pessoa, Araruna, Patos, Guarabira, Catolé do Rocha, Patos, Monteiro e Lagoa Seca. 
 
Na UFCG, os cursos mais procurados são Direito, Medicina, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Arquitetura, Administração e Matemática. A instituição anualmente realiza dois processos seletivos, um no início do ano e outro no início do segundo semestre. 
Para participar do Sisu, o candidato deve ter concluído o ensino médio e ter feito o Enem em 2015, não tendo zerado a redação. A inscrição será feita exclusivamente pela internet e é gratuita. No ato da inscrição, o estudante pode realizar duas opções para cursos diferentes. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. (Colaborou Secy Braz)
 
Saiba mais
 
No país, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, na primeira edição de 2016, 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  cujo resultado será divulgado na sexta-feira, pela internet.
 
Já a primeira chamada do Sisu será divulgada no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão matrícula nos dias 22, 25 e 26 também em janeiro deste ano. 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.