Vida Urbana

IFPB prorroga prazo de inscrições para processo seletivo com 3.355 vagas

São 1.735 vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 1.620 para o técnico subsequente.



Divulgação
Divulgação
Ofertas de vagas para processo seletivo abrangem 20 campi da instituição

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) prorrogou as inscrições do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT 2018). Os interessados tem até o dia 6 de novembro para realizar a inscrição que é gratuita e online. No total, são ofertadas 3355 vagas em 20 campi.

Confira o edital específico para as vagas do Integrado em Campina Grande

Confira o edital para as vagas do Integrado nos demais campi

Confira o edital com as vagas para o Ensino Técnico Subsequente

Conforme a instituição, 1735 vagas são destinadas para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 1620 vagas para o técnico subsequente. As vagas do Integrado são para quem está concluindo ou concluiu o Ensino Fundamental, já o subsequente é destinado a quem terminou o Ensino Médio.

Com essa alteração, a lista preliminar dos inscritos passa a ser divulgada em 8 de novembro. Os dois dias seguintes ficam para a interposição de recursos — correção de dados. A lista oficial de candidatos deve ser publicada em 14 de novembro. O resultado preliminar fica mantido para 12 de dezembro.

Há vagas nos campi Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa, Areia, JP/Mangabeira, Santa Luzia e Soledade. Os detalhes sobre a seleção e as vagas estão nos editais, juntamente com os links para ter acesso à inscrição.

Os cursos ofertados no PSCT 2018 são: Automação Industrial, Controle Ambiental, Contabilidade, Segurança no Trabalho, Geologia, Agroindústria, Recursos Pesqueiros, Multimídia, Informática, Mineração, Petróleo e Gás, Química, Edificações, Serviços de Restaurante e Bar, Meio Ambiente, Serviços Jurídicos, Transações Imobiliárias, Guia de Turismo, Eletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Secretariado, Mecânica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Eletrônica, Cuidados de Idosos e Agropecuária. 

É preciso preencher o formulário eletrônico e questionário socioeconômico. A seleção é feita pela média aritmética das notas do Histórico Escolar e essas informações devem ser anexadas via documentação na inscrição online. O edital detalha que documentos são aceitos e a extensão/tipo de arquivos.

Metade das vagas é reservada para quem estudou o ensino fundamental em rede pública. Nesse grupo, há reserva de 50% para pessoas negras, pardas e indígenas. Dentre os egressos da rede pública de ensino, metade das vagas é reservada para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Em todos os cursos, há cota para pessoas com deficiência e no Campus Sousa para assentados da reforma agrária.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.