Vida Urbana

Ibama e Vigilância inspecionam barracas na praia do Bessa

Operação conjunta observa se oito estabelecimentos obedecem às normas de preservação ambiental e de higiene. Bares que seriam demolidos em 2008 funcionam com liminar.




Karoline Zilah

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e a Vigilância Sanitária de João Pessoa realizam uma operação nesta terça-feira (19) nos oito bares situados na praia do Bessa, com o objetivo de inspecionar o cumprimento de normas de preservação ambiental e de higiene.

A fiscalização faz parte de um programa de monitoramento dos bares, restaurantes e hotéis localizados em toda a orla da Capital, incluindo as praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, cujas fiscalizações devem ser concluídas até o fim do mês de janeiro. O Ibama fica responsável pela observação de impactos causados em áreas de preservação ambiental. Já a parte interna dos estabelecimentos é verificada pela Vigilância Sanitária.

De acordo com Ivanildo Brasileiro, diretor da Vigilância municipal, o órgão foi convidado pelo Ibama para participar da operação. Alguns dos aspectos que estão sendo inspecionados são a manipulação dos produtos, a situação da água utilizada nas comidas, a temperatura e a refrigeração dos alimentos para que não haja proliferação de bactéricas, a higienização dos banheiros e as condições do lançamento de resíduos (lixo e esgotamento).

Da parte do Ibama, a operação fiscaliza possíveis invasões em área de preservação ambiental. “Houve uma denúncia de que os bares não teriam licença de instalação e estariam ocupando área proibida”, comentou Ronilson Paz, superintendente do órgão na Paraíba.

As barracas do Bessa vivem um impasse e continuam abertas por força de liminar expedida pela Justiça, que suspendeu a ordem de demolição dos estabelecimentos comerciais. No ano passado, a Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU) determinou a retirada dos bares, mas os proprietários exigem que uma solução seja encontrada. Eles sugerem que seja posto em prática um projeto de padronização dos bares.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.