Vida Urbana

Hoje o almoço é ‘restê dontê’

Saiba o que fazer com o que sobrou da ceia.



Leonardo Silva
Leonardo Silva

Todo ano é a mesma coisa: sobra um monte de comida depois da virada do ano. Um pedaço do peru, chester, pernil, frutas secas, dentre outros pratos. Para evitar o desperdício, o JORNAL DA PARAÍBA dá dicas de como reaproveitar esses alimentos.

Veja o que fazer, então, para aproveitar o que sobrou do jantar para o almoço deste domingo. Sem muito trabalho, claro.

A sobra mais utilizada é o peru, ou o chester, que são os assados mais tradicionais. Na maioria das casas, o peru é o prato principal, então é o que mais sobra, por ter maior quantidade. As famílias grandes fazem mais de um e acaba sobrando pelo menos uma metade de peru. É aí que você aproveita essa sobra para repaginar a ceia e montar o almoço do primeiro dia do ano.

A sugestão com o peru é o ‘escondidinho’, que pode ser com chester ou pernil também. Existem várias combinações de como reaproveitar as sobras como bolo de tender. “O almoço do dia seguinte – que a gente costuma chamar de ‘restê dontê’ – é uma boa oportunidade para exercitar a criatividade na cozinha. O importante é agregar pratos para evitar o desperdício”, disse a administradora e nutricionista Maria Cristina Batista, 50 anos.

Segundo Cristina, é fácil e rápido fazer o escondidinho (veja receita abaixo). “Em 40 minutos você tem um novo prato principal com o que sobrou do jantar da virada. Usam-se os ingredientes que a gente costuma ter em casa e a carne que sobrou”. Ela explicou que uma porção para 10 pessoas leva seis batatas grandes, um copo de leite, azeite, manteiga, requeijão e a sobra de carne da ceia, seja peru, chester ou pernil.

“É muito criativo testar essas receitas, porque são bem rápidas e os seus convidados passam a conhecer outros pratos. Não fica uma repetição exata da ceia, o que torna o almoço mais agradável, mais atrativo”, finalizou Cristina.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.