Vida Urbana

Grupo que hackeou página da Prefeitura promete novos ataques

“Somos um grupo hacktivista, não criminosos virtuais. Apenas queremos passar para a Internet nosso sentimento de desprezo pelas atuais condições do mundo".



Reprodução da Web
Reprodução da Web

Maurício Melo

“Somos um grupo hacktivista, não criminosos virtuais. Apenas queremos passar para a Internet nosso sentimento de desprezo pelas atuais condições do mundo. A fome, robalheira dos políticos e a falta de escolaridade, entre muito outros motivos.” Foi assim que os hackers que atacaram o portal da Prefeitura de João Pessoa se definiram ao Paraíba1.

Em contato por e-mail, logo após a página da prefeitura ter sido retirada do ar, o ativista que assina como Acc3ss ro0t contou ainda que “assim como todos, [ele e o grupo] são vitimas, mas a diferença, é que têm poder para combater aqueles que nos agridem tanto”. E deixou o aviso de que pretendem fazer novos ataques. “Enquanto nossa causa for acabar com essa mentira, vamos continuar JOGANDO, nos aguardem”.

Em outro trecho do e-mail enviado ao Paraíba1, Acc3ss ro0t disse que ele e os colegas veem que no mundo e no Brasil, a manipulação de informação esta cada vez maior. Segundo ele, “políticos criam leis para se proteger da própria lei, enriquecem enquanto tiram a oportunidade de outros evoluírem, usam nosso dinheiro para gastarem em luxos”.

A Polícia Federal será acionada, ainda nesta quinta-feira (30), para investigar o ataque de hackers ao site da Prefeitura de João Pessoa. A página principal (joaopessoa.pb.gov.br) está fora do ar desde as 20h30 da quarta-feira (29), mas todo o conteúdo está disponível em http://pmjp.hagg.com.br/portal.

De acordo com Janaína Macedo, diretora de Comunicação da Prefeitura, os técnicos da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) estão realizando um diagnóstico detalhado do ataque para encaminhar o material para PF ainda na tarde de hoje. “A máquina danificada já foi identificada pela equipe do UMTI” afirmou Janaína.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.