Vida Urbana

Governo Federal reconhece emergência em 25 cidades da PB

Portaria publicada nesta quarta (29) atende decreto do governador Ricardo Coutinho.




A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu nesta quarta-feira (29) a situação de emergência em 25 cidades da Paraíba que estão sendo afetadas pela estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e atende um decreto do governador Ricardo Coutinho (PSB), publicado no último dia 24, que prorroga a emergência por mais seis meses.

A situação de emergência reconhecida pela União vale para as cidades de Alagoa Grande, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Matinhas, Mulungu, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Régis, Rio Tinto, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho e Sobrado.

A Paraíba tem 195 das suas 223 cidades sendo afetadas pela seca. Deste total, 170 tiveram a situação de emergência mantida através de decreto do governo estadual no dia 3 de maio e reconhecida pela União uma semana depois.

Com a situação de emergência, o poder executivo fica autorizado a abrir crédito extraordinário para fazer face à situação existente. Ela também permite que sejam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos e também de prestação de serviços e obras relacionadas com os problemas causados pela estiagem.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.