Vida Urbana

Festa do Bode Rei é uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo

Iniciativa de Cabaceiras, na Paraíba, foi reconhecida por seu potencial cultural.




A Festa do Bode Rei, Festival de Caprinos e Ovinos da Paraíba realizado pela Prefeitura Municipal de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, foi uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo. O evento, realizado na última quarta-feira (4), consagrou 19 iniciativas e\ou profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico no país. O evento é o ponto alto da Semana Nacional do Turismo que acontece até esta sexta-feira (6), em Belo Horizonte.

A Festa do Bode Rei existe há mais de 20 anos com o objetivo de promover a cadeia produtiva da caprinovinocultura e estimular o turismo rural, cultural e ecológico. O festival conta com exposições e feiras de animais, mostras de artesanato, gastronomia “bodística”, apresentação de danças folclóricas, competições, palestras, cursos e shows de forró. A Festa do Bode Rei tem colocado a pequena cidade de Cabaceiras em uma posição de destaca no cenário nacional.

O festival paraibano ficou em terceiro lugar na categoria ‘Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo’. Na mesma classe, venceu em primeiro lugar o Festival Boi Voador, de Recife (PE), e em segundo, a Revitalização do Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR), da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos.

Cabaceiras foi representada na solenidade do Prêmio Nacional de Turismo, em Belo Horizonte, pelo coordenador da Casa do Empreendedor, Rômulo Farias: “Agradeço a confiança do prefeito Tiago Castro em me escalar para representar Cabaceiras em uma premiação tão importante”, frisou.

A seleção dos premiados contou com a participação expressiva da população, que atingiu recorde de votação neste ano, com quase 60 mil contribuições; e com a intensa análise da comissão julgadora do Prêmio.

Os vencedores das “Iniciativas de Destaque” foram selecionados após avaliação meritória e eliminatória da comissão julgadora a partir da classificação de três finalistas por categoria da premiação. As iniciativas que avançaram cumpriram critérios como terem sido criadas especificamente para o setor turístico e implementadas há menos de 24 meses. A análise considerou ainda a apresentação de resultados obtidos pela mensuração de impactos diretos ou indiretos. Já os “Profissionais de Destaque no Turismo” foram escolhidos pelos quase 60 mil votantes, recorde de público.

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT), tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores, público e privado, e ao terceiro setor do turismo brasileiro. A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade, e certificados, conferidos aos finalistas.

Na edição deste ano, o Prêmio inovou com o reconhecimento dos responsáveis por inovações ou atuações no desenvolvimento do ramo. Foram premiados profissionais da Academia, Governo (Dirigentes e Técnicos), Empreendedores de Médio e Grande Porte, Micro e Pequenos Empreendedores, Organizações Não Governamentais, Mídias Sociais e Imprensa. Foram 200 profissionais inscritos, por eles mesmos ou indicados por terceiros, em 8 categorias.

 

 


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