Vida Urbana

Faixa exclusiva para ônibus estão liberadas para veículos comuns em João Pessoa

Medida foi tomada pela Semob-JP devido a alguns trechos interditados pela chuva




Faixas exclusivas estão liberadas enquanto for mantida as interdições em vias da capital. Foto: Secom-JP

Devido aos transtornos causados pelas fortes chuvas registradas em João Pessoa desde a última quinta-feira (13), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) liberou, nesta segunda-feira (17), o uso das faixas exclusivas de João Pessoa para todos os motoristas. A faixa estará liberada em toda a sua extensão e nos dois sentidos até a meia noite de hoje.

A maior preocupação da Semob-JP é com a liberação da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Dom Pedro II. Devido às chuvas, a BR-230 teve parte dela interditada na altura do Castelo Branco e acabou comprometendo a mobilidade de veículos no local. Além do acumulado de água, na área tem ocorrido uma série de acidente, como um registrado na tarde desta segunda-feira, envolvendo quatro veículos, logo após o Jardim Botânico. O trânsito ficou fluindo lentamente.

Além da faixa exclusiva para ônibus da Dom Pedro II, João Pessoa também possui faixas exclusivas para ônibus na Avenida Epitácio Pessoa, na Avenida José Tavera, no bairro de Mangabeira.

Interdições

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o volume pluviométrico registrado em João Pessoa é o maior dos últimos 30 anos, quando se fala em chuvas sequenciais.

No domingo houve um deslizamento de barreira na Rua Desportista José Eduardo de Holanda, conhecida como Rua do Mata, no bairro do Cabo Branco. A terra tomou uma faixa em um trecho da via. O acesso foi bloqueado também a partir da Rua José Ramalho Brunet. Além deste, também houve interdições na ladeira do Altiplano, em frente a uma casa de festas.

Na avenida Rio Grande do Sul, no Bairro dos Estados, há bloqueio entre as avenidas Maranhão e Pará, provocado por um buraco no asfalto. Já na Avenida Ruy Carneiro foi interditada uma faixa no sentido Centro, após uma galeria pluvial ceder.

Nas Três Lagoas também foi confirmada a interdição devido a protestos de moradores prejudicados pelas chuvas.

Às 16h38, a Semob-JP informou que a BR 230, foi liberada no sentido Cabedelo e o bloqueio do acesso pela alça da Pedro II desfeito.

Chuva histórica

João Pessoa acumula 569,8 milímetros de chuvas em apenas 17 dias neste mês de junho, volume 88% superior à média histórica de 301,7 milímetros para o mês inteiro, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba. Os dados valem do período até as 7h desta segunda-feira (17).

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgada na manhã desta segunda-feira, é de mais chuva para a capital e outras 86 cidades paraibanas. O alerta vigora até às 9h da terça-feira (18).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.