Vida Urbana

Evento astronômico raríssimo será observado em toda a Paraíba nesta segunda

Associação Paraibana de Astronomia preparou eventos para o Trânsito de Mercúrio.




Nesta segunda-feira (11), Mercúrio fará uma de suas raras aparições aos terráqueos. O alinhamento do planeta com o Sol e a Terra vai possibilitar sua observação na Paraíba. O evento, conhecido como Trânsito de Mercúrio, tem o efeito visual como o de um pontinho preto passando em frente ao disco do Sol. O fenômeno raro só poderá ser visto novamente em 2032.

O trânsito terá início às 09:35 da manhã, quando os observadores atentos, e com telescópios apropriados, poderão ver o menor planeta do Sistema Solar entrando em frente ao Sol. Às 12:19, ocorrerá o ápice do trânsito que é quando o planeta estará mais próximo ao centro do Sol. O final do trânsito ocorrerá, às 15:04, quando Mercúrio deixará totalmente o disco solar.

Como o fenômeno ocorre na Semana Mundial da Astronomia nas Escolas, promovida pela União Astronômica Internacional, a Associação Paraibana de Astronomia resolveu montar pontos de observação desse fenômeno em algumas escolas da Paraíba.

Até o momento já estão confirmadas atividades nas escolas; Argentina P. Gomes, em João Pessoa, Liceu Paraibano, em João Pessoa, IFPB – Campus I em João Pessoa; Melquiades Vilar, em Taperoá; Engenheiro José D’Avila Lins, em Bayeux; Enéas de Carvalho, em Santa Rita; e Moacir Dantas, em Maturéia.

A observação nas escolas será apenas para os estudantes. Para o público em geral, também haverá uma observação pública em João Pessoa, na Estação Cabo Branco, que abrirá na segunda feira especialmente para o evento.

A observação na Estação Cabo Branco irá ocorrer entre às 09h e as 15h dessa segunda, 11 de novembro. Lá, serão disponibilizados telescópios com filtros especiais para observação em total segurança. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.

Em Maturéia, no Sertão do Estado, também será organizada uma observação pública em frente à Escola Estadual Moacir Dantas. A atividade deve se iniciar às 9h da manhã e se estender até às 15h30. Apesar da atividade ser realizada em frente à escola, ela será aberta à toda a comunidade interessada.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.