Vida Urbana

Embaixador de Cuba debate com empresários na PB investimentos estrangeiros

Embaixador busca formas de aproximar as relações entre a ilha caribenha e os empresários do Nordeste.




Encontro aconteceu nesta sexta-feira em João Pessoa (Foto: Tiago Bernardino)

Encontro aconteceu nesta sexta-feira em João Pessoa (Foto: Tiago Bernardino)

O representante no Brasil do Governo de Cuba participou, nesta sexta-feira (18), de um encontro com empresários paraibanos em busca de estreitar relações e buscar parcerias comerciais. O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Buega Gadelha, afirma que a oportunidade pode contribuir bastante para o desenvolvimento do setor na Paraíba.

Buega Gadelha ressaltou que este encontro é apenas o começo de um grande movimento que vai haver entre Cuba e a Paraíba. “É um começo de negociação, Cuba está abrindo muito as suas fronteiras e temos a oportunidade de levar os produtos paraibanos para lá. Podemos mandar muito de nossa indústria para lá e também da agricultura”, explicou.

O embaixador de Cuba no Brasil, Roland Gomez Gonzalez, fez um relato do momento político e econômico de Cuba atualmente. Além da abertura econômica para investidores estrangeiros, Gozanlez ressaltou que Cuba tem muito mais a oferecer ao mundo além do turismo, como por exemplo a exportação de tecnologias em medicina, já que segundo o embaixador, o país detém alguns tratamentos que são únicos no mundo.

O posicionamento estratégico de Cuba em relação a outros países do Caribe e dos Estados Unidos e os grandes incentivos tributários oferecidos pelo país foram apresentados pela consulesa-geral de Cuba no Nordeste, Laura Ivete Pujol. Ela destacou, em sua fala, que o Governo cubano identificou que muitos produtos exportados para Cuba são produzidos no Nordeste brasileiro, todavia, o comércio se dá através de intermediários do Sudeste.

Gonzalez ressaltou que o Governo cubano busca no Nordeste ampliar o comércio direto dos produtos produzidos no Nordeste com a ilha caribenha. Inclusive se comprometendo, em trazer nos próximos meses empresários cubanos para criar uma câmara bilateral de comércio composta por cubanos e empresários brasileiros.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.