Vida Urbana

Dois peixes-boi marinhos são encontrados mortos no litoral norte da Paraíba

Ambos os animais foram encontrados próximo ao estuário do rio Miriri.




Animais foram encontrados por moradores (Foto: Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho)

Animais foram encontrados por moradores (Foto: Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho)

Dois peixes-boi marinhos foram encontrados mortos no litoral norte da Paraíba esta semana. Um deles era uma fêmea, em fase de amamentação, medindo 3,46 metros e com peso estimado de 870 kg, encontrada na praia do Miriri, a 300 metros do rio de mesmo nome. O outro era um filhote, achado em avançado estado de decomposição, na praia de Lucena, que fica na outra margem do Rio Miriri. Era um macho de 1,63 metros e 38,4 kg. Os animais foram localizados por moradores da região entre domingo (15) e  segunda-feira (16).

A médica veterinária do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, Vanessa Rebelo, coletou amostras dos órgãos dos dois animais, que vão passar por análise em laboratório para identificar a causa das duas morte. A equipe do instituto acredita que pode existir uma relação direta entre as duas mortes que se tratariam de uma mãe com filhote, mas esta relação só pode ser comprovada com testes genéticos.

O estuário do rio Miriri é apontado pelo instituto como uma importante área de uso dos peixes-bois marinhos no litoral da Paraíba. A equipe alerta que as atividades de pesca na região, que usam redes de malha grossa e que se estendem de uma margem à outra do rio. Esses equipamentos são apontados como arriscados para a sobrevivência da espécie, especialmente para os que estão com filhotes.

Segundo o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, a procriação do peixe-boi tem características peculiares, já que a gestação da fêmea dura 13 meses e a amamentação dura dois anos. O ambiente ideal para que a fêmea cuide do filho é aquele que tenha água calma e alimentos ricos em nutrientes que sejam de fácil acesso, no caso os estuários e regiões costeiras protegidas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.