Vida Urbana

Dia D de vacinação contra a raiva já tem data definida na Paraíba

Campanha deste ano seguirá os mesmos critérios dos anos anteriores.




O dia 21 de outubro foi escolhido como o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal para 42 municípios do interior da Paraíba. Isso foi decidido em reunião com coordenadores da Vigilância Ambiental, Imunização, Atenção Básica e médicos veterinários dos 42 municípios com o chefe do Núcleo do Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a coordenadora de Imunização da 3ª GRS, Ana Maria Moraes, a meta é imunizar 80% dos cães e gatos residentes nas 42 cidades que compõem a gerência e queiram iniciar a vacinação de cães e gatos na zona rural ou áreas de difícil acesso. A vacinação contra a raiva animal deste ano seguirá os mesmos critérios dos anos anteriores, conforme o Plano de Controle da Raiva no Ciclo Urbano, especialmente em cães, que são os maiores transmissores da doença.

“A vacina é o principal instrumento de prevenção e controle da raiva animal e daí a necessidade de que as metas sejam cumpridas e a importância do engajamento de todos”, explicou a gerente regional da 3ª GRS, Tatiana Medeiros. A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus e é transmitida aos seres humanos principalmente por meio da mordedura de animais infectados.

Na Paraíba, os últimos casos de raiva humana foram registrados em Queimadas e em João Pessoa, no ano de 1999. No caso da raiva canina, neste ano foi registrado um caso, no mês de julho, na cidade de Pilões, onde um cão de caça foi infectado por um morcego e morreu. Os outros dois casos de raiva canina no país aconteceram no Maranhão e no Mato Grosso.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.