Vida Urbana

Desfile do 7 de setembro deve reunir 12 mil pessoas em João Pessoa

Órgãos preparam esquema especial para garantir conforto, segurança e mobilidade ao público.




Foto: ascom/Exército

Como parte das comemorações da Semana da Pátria, será realizada neste sábado (7), em João Pessoa, o tradicional Desfile Cívico-militar da Independência do Brasil. O evento será realizado na Avenida Duarte da Silveira, a partir das 8 horas. Ao todo, entre Forças Armadas, órgãos da Segurança Pública do Estado, entidades de classe e escolas, 4.850 pessoas participarão do desfile. A expectativa de público de aproximadamente 12 mil pessoas, segundo a assessoria do governo da Paraíba.

A programação do desfile cívico-militar será composta por seis atos, que vão da tradicional revista às tropas ao encerramento do evento, que será marcado pela extinção do fogo simbólico pelas autoridades. Além do General de Brigada Rogério Cetrim de Siqueira, Comandante da Guarnição Militar local, outras autoridades também devem participar do evento, como o governador da Paraíba, João Azevêdo.

Ao todo, desfilarão 800 integrantes das Forças Armadas; 1,5 mil pessoas dos órgãos de Segurança Pública; 150 pessoas de entidades com idosos; 1,7 mil estudantes das escolas municipais e estaduais, incluindo professores; e 700 pessoas ligadas a entidades representativas da sociedade.

Exército

O Exército Brasileiro estará presente no evento, majoritariamente, com tropa constituída por militares do Comando e da Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia, do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, do Hospital de Guarnição de João Pessoa e da Base Administrativa da Guarnição de João Pessoa.

Além do desfile a pé, haverá desfile motorizado de Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira, de ex-integrantes do Batalhão Suez e de membros da Associação Paraibana dos Oficiais da Reserva-R2. Ainda no Destacamento Militar, desfilarão militares da Marinha do Brasil, especificamente da Capitania dos Portos. Outros destaques: desfile de um pelotão composto por ex-integrantes de Força de Paz, com suas tradicionais boinas azuis, e de blindados sobre rodas, do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

No destacamento escolar, participarão cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, bem como alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado e do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Plano de mobilidade

A Semob-JP elaborou um esquema especial de trânsito para o desfile, em que estarão trabalhando 115 agentes em pontos fixos de trânsito e em viaturas em toda a área central do evento. Ruas e avenidas serão interditadas a partir das 5h, algumas delas são Av. Carneiro da Cunha, Av. Dom Pedro II, Av. Francisca Moura, Rua. Diogo Velho, entre outras.

Também já foi definida o plano de trânsito e transporte que será executado nas Avenidas Getúlio Vargas e Duarte da Silveira, trechos compreendidos entre as Avenidas Tabajara, Maximiano Figueiredo e Clemente Rosas, além das vias próximas para facilitar o fluxo de motoristas e pedestres. A partir das 12h, os veículos voltarão a transitar normalmente.

Seis áreas distribuídas estrategicamente no entorno do Centro da cidade serão destinadas exclusivamente aos táxis. A Semob-JP recomenda à população que utilize táxi ou ônibus para ir aos desfiles. Caso opte por veículo particular, o órgão de mobilidade pede a compreensão dos condutores, pois não será permitido o estacionamento nas áreas interditadas. (ver mapa)

 

Em função dos bloqueios na área central, ocorrerão alterações no itinerário das linhas que circulam pelos corredores de Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Pedro II, Beira-Rio, Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Acesso Oeste (sentido Bairro-Centro/Centro-Bairro). A mudança na rota dos ônibus começa das 6h e vai até o término do evento, quando voltam a funcionar normalmente. A equipe da Semob-JP vai disciplinar as mudanças de rota dos ônibus e orientar a população.

Os ônibus urbanos que circulam no sentido Bairro – Centro, até o Terminal de Integração do Varadouro vão passar pelo Parque da Lagoa (trecho do Hiper Bompreço).

Estrutura

A prefeitura de João Pessoa informou que serão instalados 32 banheiros químicos, sendo 12 para homens, 12 para mulheres e 8 banheiros acessíveis, objetivando promover conforto e comodidade à platéia. Além disso, 60 agentes da Emlur realizaram a capinação, roço, catação, varrição, coleta e pintura de meio fio das vias por onde acontecerá o desfile. No final do evento, 40 agentes trabalharão na limpeza.

O Samu-JP disponibilizará o total de nove pessoas para trabalhar no evento, são condutores, técnicos de enfermagem e médicos. Serão oferecidos três pontos fixos de atendimentos, sendo um concentrado ao lado da Igreja Batista, outro na Rua Clemente Rosas, e uma equipe de suporte avançado ao lado do palco.

Confira a programação

07h30 – Chegada do governador ao cruzamento da Avenida Duarte da Silveira coma  rua Corálio Soares para encontro com autoridades;
07h35 – Embarque no Urutu para início da revista à tropa em companhia do comando do 1º Grupamento de Engenharia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Casa Militar do Governador;
07h45 – Hasteamento do Pavilhão Nacional, seguido pela apresentação do comandante da tropa ao governador para início do Desfile;
08h00 – Abertura do Desfile, com as Forças Armadas;
08h30 – Desfile das tropas dos órgãos de Segurança: Polícia Militar, Bombeiro Militar, Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guarda Municipal e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob);
09h15 – Desfile das entidades e escolas com dificuldade de locomoção;
09h30 – Desfile das escolas estaduais e municipais;
10h30 – Desfile das entidades de classe;
12h00 – Após o desfile da última entidade, as autoridades se deslocarão até a Pira para a extinção do fogo simbólico, ato que finaliza o Desfile Cívico-militar 2019


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.