Vida Urbana

Defesa Civil de João Pessoa recebe novo alerta de risco alto de chuvas para este sábado

Moradores de áreas de risco devem ficar atentos ao risco de desabamento.




Alerta da Defesa Civil é para mais chuva neste sábado (15), em João Pessoa. Foto: Divulgação

Apesar da trégua desta sexta-feira (14), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu novo alerta à Defesa Civil de João Pessoa sobre o risco alto de chuvas intensas para este sábado (15) na capital. Com precipitações acumuladas de 354 mm nas últimas 72 horas, as novas chuvas previstas pelo órgão requerem atenção dos moradores da capital, ressaltou a Defesa Civil.

A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) para este sábado também é de céu nublado, com possibilidade de chuvas significativas ao longo dia. A temperatura deve variar entre 22º e 30º.

Para atender a população, toda a equipe operacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que envolve diversas secretarias, continua de prontidão para dar assistência e atender os chamados da população, assegurou o prefeito Luciano Cartaxo.

O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, destaca que o órgão tem um telefone de plantão (0800 285 9020) e segue com o trabalho preventivo, de monitoramento e manutenção. “É importante também que a população que sair de suas casas evite andar próximo a muros em risco, ficar embaixo de árvores, por causa do risco de raios, quedas de linhas de alta tensão e os veículos dirigirem em baixa velocidade, com faróis acesos e evitar os empoçamentos de água que se formam nas vias”, disse.

Risco

Na última quinta-feira (13), o Cemaden alertou para o alto risco de desabamento de casas e encostas em João Pessoa. A estimativa era de que 4.460 pessoas em 1.120 moradias estivessem expostas ao risco alertado. Ao final do período concentrado de chuva, que levou quase 72 horas chegou a 354 mm, a Defesa Civil informou que pelo menos 30 famílias foram transferidas para abrigos. De acordo com associação dos moradores da comunidade São Rafael, mais de 60 famílias foram afetadas.

As estações com maiores acumulados, segundo a Cemaden, são: Altiplano, Tambauzinho e Manaíra, bem como outras áreas mapeadas pelo órgão nos bairros de Centro, Cristo, Grotão e Cuiá. Por conta dos alertas emitidos, a Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco da cidade.

Chuvas intensas

As fortes chuvas que começaram a cair em João Pessoa na quarta-feira (12) fizeram com que a cidade ultrapasse o índice pluviométrico previsto para todo o mês de junho. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), até esta sexta-feira (14) tinham sido registrados 316,4 milímetros, quando o esperado era 301,7 milímetros.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.