Vida Urbana

Crianças de seis a doze meses de idade devem ser vacinadas contra sarampo

A campanha de imunização, divulgada nesta terça (20) pela Agência Saúde, pretende atingir 1,4 milhão de crianças.




Foto: Kleide Teixeira

Todas as crianças de seis meses a maiores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo, a partir desta quinta-feira (23), em todo o país. O alerta de vacinação foi divulgado na terça-feira (20) pelo Ministério da Saúde, com o intuito de alcançar 1,4 milhão de crianças que não receberam a dose extra.

No início desse mês, o Ministério da Saúde divulgou um alerta de vacinação à crianças que estivessem em viagem por locais em surto de sarampo, mas a ação divulgada hoje é uma resposta imediata em decorrência ao aumento de casos graves causados pela doença, principalmente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que vivem um surto de sarampo.

Na Paraíba, dois casos suspeitos estão sendo investigados, mas até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde são divulgou mais informações. Exames dos dois pacientes foram coletados e encaminhados para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. A vacinação é a única forma de prevenção da doença. A tríplice viral protege os indivíduos de caxumba, sarampo e rubéola.

A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:

– Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;

– Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;

– Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.