Vida Urbana

Confira programação das festas para Iemanjá na grande João Pessoa

Um esquema especial de trânsito foi montado na capital, onde concentra o maior número de pessoas.




Foto: Walter Paparazzo/G1

Pessoas adeptas a cultos de matizes africanas terão momentos de devoção, neste domingo (8), na grande João Pessoa. Eles celebram a data com adoração a Iemanjá, a rainha do Mar, com programação especial na  capital e em Cabedelo. Para garantir a segurança viária das festividades, os órgãos públicos das duas cidades elaboraram um esquema especial para o dia de eventos.

 

João Pessoa

 

Percurso

Em João Pessoa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai implantar um plano de circulação diferenciado nas vias utilizadas. A procissão de Iemanjá terá início às 16h, saindo de Cruz das Armas. O cortejo sai da Rua Dr. João Soares da Costa e vai passar pela Avenida Cruz das Armas, Rua Francisco Manoel, avenidas Vasco da Gama, Américo Falcão, João Machado, Maximiano Figueiredo e Beira Rio até, por volta das 19h, chegar à praia do Cabo Branco pela Avenida Monsenhor Odilon Coutinho.

Durante todo o percurso, os agentes de mobilidade farão bloqueios em ruas perpendiculares na medida em que a procissão avançar. Após a passagem do cortejo, o trânsito será imediatamente liberado. O cortejo deverá avançar utilizando apenas metade das faixas de circulação, deixando a outra livre para veículos, que deverão trafegar com velocidade reduzida.

Para a concentração final, agentes estarão na Avenida Cabo Branco orientando a passagem de carros e pedestres. Caso seja necessário, será realizada a interdição da Avenida Monsenhor Odilon Coutinho a partir da intersecção com a Avenida Tabelião José Ramalho Leite.

Estrutura

Durante a festa, serão disponibilizadas duas unidades de suporte básico (USB), cada uma com um enfermeiro e um condutor socorrista, que ficarão localizadas no final da Avenida Beira Rio, em Cabo Branco, a partir das 19h, atendendo aos eventuais casos de urgência.

Além do Samu, a rede municipal de saúde dispõe para a população as unidades de pronto atendimento (UPA) Oceania, Bancários, Valentina e Cruz das Armas, que funcionam 24 horas; o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e o Hospital Municipal Valentina (HMV), este para atendimento infantil.

 

Cabedelo

 

Já em Cabedelo, o cortejo em homenagem à Rainha do Mar está programado para sair às 16h da Rua apóstolo São Miguel, no Jardim Manguinhos, com destino ao monumento de Nossa Senhora dos Navegantes, no calçadão da Praia de Formosa. Lá, cada barracão fará uma apresentação, seguida por uma homenagem e entrega de uma oferenda em um barco. O dia será finalizado às 22h, com a tradicional queima de fogos.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.