Vida Urbana

Concursados da Educação da Paraíba assumem sala de aula na quarta-feira

Ricardo realizou a posse simbólica do mil nomeados nesta segunda.




O governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou uma solenidade nesta segunda-feira (5), no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, para dar posse simbólica aos mil aprovados no concurso público para o magistério. Uma parte dos empossados já devem assumir a sala de aula a partir desta quarta-feira (7), quando tem início o ano letivo na rede estadual de ensino.

As mil vagas foram distribuídas para 12 disciplinas: Artes (20 vagas), Biologia (100), Educação Física (40), Física (60), Geografia (100), História (100), Língua Inglesa (40), Língua Portuguesa (200), Matemática (200), Sociologia (20), Filosofia (20) e Química (100 vagas).

Ao tomar posse, os professores nomeados poderão escolher a escola que desejam trabalhar. Os que optarem por lecionar em uma das sete escolas em tempo integral só devem iniciar os trabalhos no dia 19 de fevereiro. A explicação do secretário de estado da educação, Aléssio Trindade, é que esses profissionais, devido a metodologia pedagógica diferenciada, devem passar por um treinamento especial.

A execução da posse continuará até o dia 9 de fevereiro, ainda no Espaço Cultural. Quem perder esse prazo, deve procurar o Setor de Posse da Secretaria de Estado da Administração, no Centro Administrativo Estadual, em Jaguaribe. “Vamos estender este prazo devido ao aprovados que residem no interior”, justificou Aléssio Trindade.

Durante a solenidade, que foi prestigiada por diversas autoridades aliadas do governo, Ricardo Coutinho fez questão de exaltar que foi o governador que mais nomeou servidores para a educação. Segundo o socialista, este foi o terceiro concurso para professor realizado durante esta gestão, somando 4 mil e 40 vagas para a categoria.

O primeiro aconteceu em 2011, com a oferta de 1.040 vagas, já o segundo concurso foi realizado em 2012, disponibilizando 2 mil vagas. “O principal aqui não é o emprego, mais a qualificação do ensino, que chegue até ao aluno”, comentou Ricardo Coutinho.

O resultado final com a lista de aprovados no concurso foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de janeiro. Já a homologação do certame, bem como o edital de convocação foram publicados no Diário Oficial do dia 27 de janeiro, enquanto os atos de nomeação dos candidatos classificados nas vagas foram publicados no dia 30.

A prova aconteceu no último dia 3 de dezembro, para mais de 28 mil inscritos, nas cidades sede das 14 Gerências Regionais de Educação do Estado (GRE). O concurso ofereceu 1 mil vagas para professor.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.