Vida Urbana

Chuvas causam estragos na Paraíba e Inmet renova alerta para 111 cidades

Asfalto cedeu e estrutura de ginásio esportivo tombou com a força da chuva.




Foto: divulgação/prefeitura de Patos

Conforme previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas registradas na Paraíba na madrugada desta quarta-feira (8) provocaram um série de estragos em várias localidades. No Sertão paraibano, chuvas e vento derrubaram a estrutura de uma obra da prefeitura de Patos. Já no Cariri, o asfalto cedeu e abriu uma cratera na PB-202, que liga os municípios de Santo André e Pariri. A previsão do Inmet para esta quinta-feira (9) é de chuvas intensas para 111 cidades paraibanas. O novo boletim com o alerta tem validade até às 10h desta sexta-feira (10).

Segundo o Inmet, as cidades atingidas estão centralizadas no Cariri e Seridó, Sertão, Agreste e Brejo paraibanos. Nestas regiões deve chover entre  20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. A previsão é também de ventos intensos, entre 40-60 km/h.

Devido aos riscos, o Inmet alerta para, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) para o primeiro trimestre de 2020 é de que os totais pluviométricos acumulados no período podem oscilar em uma margem de 20%, em termos numéricos, com relação à média histórica.

Patos

Um dos locais em que as chuvas causaram estragos foi no município de Patos. A estrutura metálica do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado no Monte Castelo, desabou na noite desta quarta-feira (8), devido aos fortes ventos e à chuva. O engenheiro da Secretaria de Infraestrutura de Patos explicou, em nota, que foram colocadas três treliças da coberta metálica do CIE, e posteriormente seria executado o contraventamento, para tornar mais sólida a obra.

Ainda segundo Marcus Vinícius, o contraventamento estava programado para ser iniciado nesta quinta-feira (9), porém, os ventos levaram a estrutura a tombar, a mesma será desmontada, recuperada e reinstalada.

PB-202

Em Santo André, onde a chuva abriu uma cratera na PB-202, a prefeitura do município informou, em nota, que vai encaminhar ofício ao Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), em caráter de urgência, nesta quinta-feira, para que sejam realizados os devidos reparos nos trechos que se encontram danificados, evitando assim possíveis acidentes.

Um homem chegou a cair na cratera da PB-202. Conforme informações da polícia ao G1, o agricultor Luiz Benjamim, de 60 anos, morava no sítio Ginete, na zona rural do município de Santo André. Ele estava desaparecido desde a noite de quarta-feira (8) e estaria trafegando na rodovia de moto, quando caiu na cratera formada após as chuvas e foi levado pela correnteza.

 

Confira as cidades em que a população deve redobrar a atenção:

Aguiar
Amparo
Aparecida
Areia De Baraúnas
Assunção
Baraúna
Belém Do Brejo Do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito De Santa Fé
Brejo Do Cruz
Brejo Dos Santos
Cachoeira Dos Índios
Cacimba De Areia
Cacimbas
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Carrapateira
Catingueira
Catolé Do Rocha
Conceição
Condado
Coremas
Cubati
Cuité
Curral Velho
Desterro
Diamante
Emas
Frei Martinho
Ibiara
Igaracy
Imaculada
Itaporanga
Jericó
Joca Claudino
Juazeirinho
Junco Do Seridó
Juru
Lagoa
Lastro
Livramento
Malta
Manaíra
Marizópolis
Mato Grosso
Maturéia
Monte Horebe
Mãe D’Água
Nazarezinho
Nova Floresta
Nova Olinda
Nova Palmeira
Olho D’Água
Ouro Velho
Parari
Passagem
Patos
Paulista
Pedra Branca
Pedra Lavrada
Piancó
Picuí
Pombal
Poço Dantas
Poço De José De Moura
Prata
Princesa Isabel
Quixabá
Riacho Dos Cavalos
Salgadinho
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santa Luzia
Santa Teresinha
Santana De Mangueira
Santana Dos Garrotes
Santo André
Serra Grande
Soledade
Sousa
Sumé
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Francisco
São José Da Lagoa Tapada
São José De Caiana
São José De Espinharas
São José De Piranhas
São José De Princesa
São José Do Bonfim
São José Do Brejo Do Cruz
São José Do Sabugi
São José Dos Cordeiros
São João Do Rio Do Peixe
São Mamede
São Vicente Do Seridó
Taperoá
Tavares
Teixeira
Tenório
Triunfo
Uiraúna
Vieirópolis
Vista Serrana
Várzea
Água Branca

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.