Vida Urbana

De acordo com o IBGE, celular é o equipamento mais utilizado para acessar a internet em João Pessoa

Pnad mostra ainda que acesso a internet é mais utilizada para acessar aplicativos de mensagens.




O telefone celular é o meio mais utilizado para acessar a internet na Região Metropolitana de João Pessoa, mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados, divulgados nesta quarta-feira (21), são referentes ao quarto trimestre de 2016.

O levantamento do IBGE mostra que 96,1% das pessoas, da Região Metropolitana de João Pessoa, que acessaram a internet nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016 utilizaram o telefone móvel celular. O segundo equipamento eletrônico mais utilizado para acessar a internet é o microcomputador, utilizado por 57,7% das pessoas que acessaram a internet no período. Em terceiro lugar ficou o tablet, sendo utilizado por 22% das pessoas. E em último lugar ficou a televisão, apenas 15,7% das pessoas utilizaram a televisão para acessar a internet.

A pesquisa mostra ainda que o mais de 80% da população da Região Metropolitana de João Pessoa possui telefone móvel celular para uso pessoal. E entre as pessoas que tem celular, 78,9% das pessoas acessam a internet através do equipamento.

Aplicativos de mensagens

O uso da internet também foi avaliado pelo levantamento do IBGE. De acordo com o PNAD, das pessoas que usaram a internet, 95,9% utilizaram para enviar receber mensagem de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail. O segundo principal uso da internet é para assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes, que foi utilizada por 80,9% dos usuários. Em terceiro lugar ficou conversar por chamada de voz ou vídeo, tendo sido utilizado por 71,3 das pessoas que acessaram a internet. E por último, enviar ou receber e-mail, tendo sido utilizado por apenas 61,4% da população.

Os números da pesquisa na Região Metropolitana de João Pessoa segue a mesma tendência do restante do Brasil. De acordo com o Pnad, 94,6% dos brasileiros que acessaram a internet o fizeram através do celular. Os dados nacionais mostram ainda que 94,2 das pessoas com acesso a internet a utilizaram para enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens pro aplicativos diferentes de e-mail.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.