Vida Urbana

Catedral de Campina Grande completa 250 anos; Comemorações começam nesta sexta (29)

Comemoração do aniversário da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição termina no dia 8 de dezembro




A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como a Catedral de Campina Grande, está completando 250 anos de existência em 2019. A programação em comemoração ao aniversário começa nesta sexta-feira (29) e vai até o dia 8 de dezembro, quando se comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Campina Grande.

> Confira a programação completa aqui

Uma das ações realizadas em comemoração aos 250 anos da Catedral foi a construção do Altar Mor, que será entregue na festa da Padroeira. A obra foi viabilizada pela Campanha para a Reconstituição do Altar Mor com o Livro dos Afilhados do Altar, que conseguiu arrecadar fundos para a reconstituição do local com os próprios fiéis que frequentam a igreja.

A Catedral de Campina Grande é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), e foi construída na mesma época em que os colonizadores chegaram ao município. Devido a isso, pode-se dizer que a Igreja participou diretamente do processo de urbanização de Campina Grande, participando de todos os momentos do desenvolvimento histórico e cultural da cidade. 

No dia 8 de dezembro de 1769, o Dom Francisco Xavier Aranha criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande, que completa, portanto, 250 este ano. Em 1949 Campina Grande se tornou-se Diocese da Igreja Católica Apostólica Romana, e após algumas reformas, passou a ser Catedral de Nossa Senhora da Conceição no mesmo ano. 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.