Vida Urbana

Campina Grande começa cadastro de idosos para transporte público

Pessoas acima de 65 anos vão receber cartão gratuidade para seguir usando os coletivos.




Começa nesta segunda-feira (18) em Campina Grande o cadastro dos idosos para o acesso gratuito ao transporte público. As pessoas que têm acima de 65 anos vão receber um cartão de gratuidade com reconhecimento facial e assim utilizar nos ônibus. Todo processo vai ser feito pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) e é gratuito.
A medida muda a atual sistemática no transporte, na qual os idosos entram pela porta de trás ou do meio e apenas mostram um documento com foto para a câmera instalada no veículo. O prazo para início da utilização do cartão de gratuidade pelos idosos é a partir de 5 de maio deste ano.

O cadastramento é realizado na sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), localizada na rua Cazuza Barreto, no bairro do Catolé. O horário é das 8h às 18hs, de segunda a sexta-feira.  O cadastro será feito mediante a apresentação de um documento oficial de identificação com foto,  RG ou carteira de trabalho, além do CPF e comprovante de endereço de Campina Grande.

O cartão da gratuidade será entregue no momento do cadastramento sem nenhuma taxa de cobrança e os idosos serão fotografados na própria STTP para o reconhecimento facial de sua identificação ao adentrar o ônibus.

De acordo com o superintendente da STTF, Félix Neto, a medida atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Ministério Público da Paraíba, Procon de Campina Grande e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans).
“A partir desse cadastro o idoso utilizará o ônibus como qualquer passageiro, sem a necessidade de entrar pela porta traseira ou do meio, mas ainda continuando com a preferencial de embarque, pela sua idade e sem ser segregado”, disse Félix Neto.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.