Vida Urbana

Cadastro biométrico para estudantes que utilizam o Passe Legal chega a 42% dos usuários

De acordo com o Sintur-JP, cadastramento é obrigatório e continua até 30 desetembro.




Ao menos 42% dos cerca de 100 mil estudantes de João Pessoa queutilizam o Passe Legal realizaram o cadastro biométrico até esta quarta-feira (24), de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sintur-JP). O cadastramento continua até o dia 30 de setembro.

Segundo o Sintur, a medida é necessária para evitar fraudes no sistema de passagens. O cadastramento é obrigatório a todos os estudantes, já que o órgão instalou equipamentos nos ônibus de transporte público da capital que registram as impressões digitais dos usuários para poder liberar a catraca.

No sistema biométrico, quando o estudante passar o cartão na máquina, uma luz branca vai acender na biometria indicando que o estudante precisa fazer a leitura. Após a leitura, o estudante apresenta novamente o Passe Legal e está liberado para cruzar a catraca.

De acordo com o diretor do Sintur, MárioTourinho, a utilização da biometria vai evitar fraudes na utilização do cartão estudantil por outra pessoa. “Quando começou o cadastramento, no início, tinhamos uma média de 700 pessoas por dia, esse valor subiu para 900 e agora estamos em uma média de mil pessoas por dia. Há uma adesão muito boa dos estudantes, há o reconhecimento de que este cadastramento é um benefício para ele próprio e para sua segurança”, diz.

Cinco postos de cadastramento foram instalados em João Pessoa. Confira a lista dos postos de cadastramento e o horário de atendimento:

Sede do Sintur, Centro – De segunda a sexta, das 7h30 às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h;
Mercado Público de Mangabeira – De segunda a sexta, das 8h às 17h;
Manaíra Shopping – De segunda a sexta, das 10h às 22h, e nos sábados, das 10h às 18h;
Shopping Sul, Bancários – De segunda a sexta, das 10h às 19h, e nos sábados, das 10h às 18h;
Centro de Vivência da UFPB – De segunda a sexta, das 8h às 17h. 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.