Vida Urbana

Black Friday: 27 lojas são autuadas por descumprir a lei em João Pessoa

Fiscais encontraram produto com desconto de apenas 40 centavos.




Foto: divulgação/procon-jp

Em seis horas de fiscalização da Black Friday, o Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) notificou 27 estabelecimentos comerciais da capital foram autuados por descumprimentos de leis estaduais e do Código de Defesa do Consumidor. A Black Friday teve início oficialmente nesta sexta-feira (29) e alterou o funcionamento dos shoppings, comércio de rua. Serviço de transporte público e ações de segurança também foram modificadas para atender aos consumidores.

O secretário do Procon, Helton Renê, informou que neste primeiro momento foram encontrados pelos fiscais pequenos deslizes, mas as empresas autuadas terão que responder formalmente ao órgão do consumidor, sob pena de multa. Em uma das ocorrências, destaca ele, o desconto ofertado como Black Friday era de apenas 40 centavos.

O Procon vai estar em plantão para atender os consumidores da capital até às 20h, tanto na sede do órgão, na Lagoa, quanto através do Instagram do Procon: @proconjp. Além disso, o Procon de João Pessoa divulgou mais uma pesquisa de preço dos principais produtos procurado pelos consumidores na Black Friday. A tabela tem mais de 800 itens que foram consultados em três períodos pelo Procon, em nove lojas físicas do comércio pessoense e em lojas virtuais.

O Procon-PB já autuou 18 estabelecimentos da capital e outros cinco autos de constatação foram notificados no primeiro dia da ação antecipada da promoção.

Shoppings

O Manaíra Shopping e o Mangabeira Shopping estarão com horário estendido nesta sexta para Black Friday, funcionando até à 0h. O Mag Shopping e o Shopping Tambiá também vão estender o horário para até às 23h. No Shopping Sul, o horário de funcionamento será normal, das 10h às 22h, assim como o Shopping Sebrae, que fecha às 20h.

Transporte

Devido aos shoppings funcionarem em horário estendido, o Sintur-JP vai colocar ônibus extras a fim de facilitar a volta para casa do público. No Manaíra Shopping, as linhas 600, 1500, 5100, 5204, 5603 e 5605 farão viagens extras às 00h20. Já no Mangabeira, a partir das 00h40, os passageiros poderão contar com viagens extras nas linhas 302, 1500 e 9901.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.