Vida Urbana

ANEEL anuncia bandeira tarifária verde para dezembro

Condições positivas de reservatórios motivou a medida que reduz valores da conta de luz.




Conta de luz deve ficar mais barata em dezembro – foto: divulgação

A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30), a redução na bandeira tarifária para o mês de dezembro. A medida retira a cobrança extra de R$ 1 real por 100 KW/H, imposta pela bandeira amarela, vigente durante o mês de novembro, reduzindo o valor da conta de luz dos brasileiros.

Em nota, a agência afirmou que “apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue promovendo elevação do nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas”.

Mesmo com as boas expectativas para as condições de geração de energia nos reservatórios e a consequente redução no preço da conta de luz, a Aneel ainda alerta para a importância de manter ações de uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, orientando os consumidores sobre melhores condições de uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.