Vida Urbana

ALPB institui 10 de setembro como Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio

Sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba também instituiu no calendário estadual a Campanha de Valorização da Vida – Setembro Amarelo.




Sessão ordinária 10 de setembro / Foto: Divulgação

 

No mês do “Setembro Amarelo”, campanha mundial de prevenção ao suicídio, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) instituiu, numa sessão ordinária nesta terça-feira (10), o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio.  Além da data, também foi determinada a realização da Caminhada Anual pela Vida, que deverá ser realizada no último domingo do mês, marcando o encerramento da campanha.

A Lei 338/2019 foi proposta pelo deputado Adriano Galdino (PSB), presidente da ALPB, e tem como objetivo a promoção de palestras e seminários que ampliem a divulgação sobre o combate ao suicídio no mês de setembro. 

Para o deputado do PSB, a Lei contribui para alertar e promover o debate sobre o tema de maneira mais incisiva em todo o Estado. “Trata-se de uma problemática que aflige o mundo todo. A propositura vem colaborar para a redução de casos no estado; e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas”, argumentou Adriano na justificativa do projeto.”, comentou Galdino.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade, e no Brasil, a situação já é considerada como problema de saúde pública, já que cerca de 30 pessoas por dia tiram a própria vida no país. O Centro de Valorização da Vida (CVV) dispõe do número telefônico 188 durante 24 horas por dia, para ouvir pessoas em iminência ao suicídio.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.