Vida Urbana

Águas da Transposição devem chegar em uma semana ao açude de Boqueirão

Previsão é da Aesa; águas seguem pelo rio Paraíba em São Domingos do Cariri.




Águas passam pelo municípios de São Domingos do Cariri em direção ao açude de Boqueirão

O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri da Paraíba, deve voltar a receber as águas da Transposição do Rio São Francisco em uma semana, ou seja, no próximo domingo (10). A previsão é do meteorologista Alexandre Magno, da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba). Ele ainda sinaliza que a data poderá ser antecipada, dependendo das chuvas que venham ocorrer na região.

Pela calha do rio Paraíba, as águas do São Francisco chegaram ao sítio Porteiras, na zona rural do município de São Domingos do Cariri. Depois, vão seguir em direção aos municípios de Cabaceiras e Barra de São Miguel até chegar ao açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 18 cidades do Compartimento da Borborema.

As águas do ‘Velho Chico’ voltaram a ser bombeadas para Boqueirão após 10 meses de paralisação do sistema em virtude de obras complementares nos açudes de Poções (Monteiro) e Camalaú.
Conforme a Aesa, o açude de Boqueirão acumula 84,9 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 20,6% de sua capacidade total. A capacidade total de armazenamento do açude Boqueirão é de 411.686.287 m³.