Vida Urbana

Aena Brasil inicia a operação no Aeroporto de Campina Grande nesta quinta

Empresa espanhola arrematou seis terminais em leilão realizado em março de 2019.




aeroporto de campina grande

Foto: Leonardo Silva

A empresa espanhola Aena assumiu nesta quinta-feira (16) a administração do Aeroporto João Suassuna, de Campina Grande. O terminal é o segundo do Bloco Nordeste a passar a ser administrado pela estatal espanhola, que arrematou seis aeroportos da região em um leilão realizado em março de 2019.

O Aeroporto de Campina Grande era gerido pela Infraero desde 1980. A data de transferência para a Aena Brasil foi fixada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em acordo com a empresa vencedora do leilão. antes administrados pela Infraero. O João Suassuna é a ‘porta de entrada’ de quem vem de outros Estados e países para o Maior São João do Mundo.

Uma equipe multidisciplinar da Aena, veio da sede em Madri para a ocasião e em conjunto com a equipe corporativa brasileira de Recife. Segundo a assessoria da Aena, neste primeiro momento, a equipe vai acompanhar os primeiros dias de operação de forma a garantir sem incidências a continuidade dos serviços oferecidos aos usuários. O Aeroporto de Campina Grande recebeu 125.468 passageiros de janeiro a novembro de 2019.

João Pessoa

O diretor-presidente de Aena Brasil, Santiago Yus, que está à frente da equipe operacional, disse que em breve irão complementar João Pessoa, na lista dos seis aeroportos atribuídos à Aena. “Acreditamos que nosso know-how em serviços aeroportuários e a colaboração com diferentes instituições públicas e companhias aéreas ajudarão a desenvolver o tráfego aéreo para este Estado”, declarou.

A Anac informou ao G1, por meio de nota, que os outros quatro aeroportos do Bloco Nordeste, entre eles o Aeroporto Castro Pinto, de João Pessoa, estarão aptos de serem transferidos para a Aena a partir de 11 de fevereiro. Esta data, ainda de acordo com a Anac, foi definida dentro do Plano de Transição Operacional previsto no leilão.

Aena Brasil

Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2018, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros.

Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba – ECASA.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.