Vida Urbana

437 casos de tuberculose já foram diagnosticados em João Pessoa, em 2019

Saúde da capital disponibiliza testes rápidos e tratamentos gratuitos para pacientes.




tuberculose

Saúde de JP disponibiliza tratamento gratuito para tuberculose. / Foto: Arquivo

Neste domingo (17) é comemorado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, e em alusão a data, a Rede Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está disponibilizando um teste rápido para detecção da doença. Até novembro deste ano, a SMS notificou 437 casos de tuberculose na Capital da Paraíba. 

Segundo a coordenadora da Área Técnica de Tuberculose e Hanseníase da SMS, Eveline Vilar, indivíduos que tiverem com sintomas com tosse seca ou acompanhada por secreção por mais de três semanas seguidas, devem procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF), para passar por consulta com médicos especialistas. “O exame é realizado através do escarro do paciente e, em João Pessoa, o resultado sai em 24 horas”, explicou Eveline.

Se diagnosticado com tuberculose, o paciente deve passar por um tratamento que tem duração mínima de seis meses, e acontece na própria unidade de saúde na família. Ainda segundo Eveline, o tratamento é exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS), e utiliza um esquema específico de antibióticos.

Entenda a doença 

A tuberculose se manifesta através de tosse seca ou com secreção duradouras, perda acentuada de peso, febre no final da tarde, cansaço excessivo, fraqueza, palidez, rouquidão e falta de apetite. Em casos mais graves, os pacientes apresentam dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na membrana que reveste o órgão respiratório.

A doença é transmitida de forma direta, de pessoa para pessoa, através de, por exemplo, gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Pessoas que têm baixa resistência orgânica, má alimentação e sejam consumidoras de cigarro e bebidas alcoólicas, além das que vivem em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar, são mais vulneráveis à doença. 

Apesar de ser uma doença altamente contagiosa, a tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. Conforme a SMS, em 2018 João Pessoa registrou 575 casos da doença, e em 2013, 487 pessoas foram diagnosticadas com a doença.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.