Sem categoria

Guia orienta candidatos a apoiarem empreendedorismo

Cartilha voltada para candidatos a prefeito e vereador é lançada nesta segunda-feira (15), em João Pessoa, e na próxima sexta (19), em CG.




Da assessoria do Sebrae/PB

Uma cartilha que pretende orientar os candidatos a prefeito e vereador dos 223 municípios paraibanos sobre as vantagens de apoiar micro e pequenas empresas (MPE) na promoção do desenvolvimento local. Este é o objetivo do “Guia do Candidato Empreendedor”, folheto que será lançado pelo Sebrae Paraíba nesta segunda-feira (15), em João Pessoa, e na próxima sexta (19), em Campina Grande.

Na Capital, o lançamento acontece às 9h, na sala de Sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), enquanto em Campina Grande a apresentação do Guia acontecerá no Hotel Village, às 15h.
 
De forma didática, a cartilha mostra vantagens aos futuros gestores na adoção de políticas integradas de apoio aos pequenos negócios como estratégia de promoção do desenvolvimento local, que garante a inclusão social e produtiva da comunidade. O candidato ainda encontrará na publicação um conjunto de sugestões para a sua campanha nas eleições 2008, além servir como parte integrante do plano de governo dos candidatos a prefeitos e vereadores.

Na Paraíba, o primeiro compromisso de ação dos futuros gestores será a regulamentação da Lei Geral na esfera dos municípios, que não foi regulamentada, até o momento, por nenhum município do Estado.
 
O Guia enfoca temas como o enfrentamento da burocracia para facilitar a abertura e funcionamento de MPE, ações de redução da informalidade das empresas, criação e melhoramento das políticas tributárias, priorização dos pequenos negócios nas compras governamentais, investimentos em tecnologia, facilitação do acesso a credito e serviços financeiros, além de promover a educação empreendedora e apoiar ações de associativismo.
 
Entre os aspectos positivos que os pequenos negócios oferecem aos municípios, a publicação oferece diversos dados sobre a geração de emprego e renda, apontada como uma das maiores preocupações do brasileiro, o fortalecimento da economia local, a redução da dependência de grandes empregadoras, a diminuição nas taxas de êxodo de jovens para outras cidades em busca de trabalho e o aumento da arrecadação do município.
 
O “Guia do Candidato empreendedor” tem como base a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A idéia é, após a posse dos novos prefeitos, é subsidiar esses administradores e vereadores com novas publicações sobre o assunto.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.