icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Apagão no Isea provoca transferência de bebês: veja o que se sabe

Secretaria de Saúde tem 10 dias para apresentar informações sobre o apagão que aconteceu no Isea no último sábado (21), em Campina Grande.

Publicado em 23/01/2023 às 12:38 | Atualizado em 23/01/2023 às 16:06


                                        
                                            Apagão no Isea provoca transferência de bebês: veja o que se sabe
UTI Neonatal do Hospital da FAP. Foto: Artur Lira/TV Paraíba

Um apagão na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, colocou em risco a vida de pelo menos sete bebês na manhã do último sábado (21). Aqueles que estavam na UTI foram transferidos para outras unidades de saúde na tarde do mesmo dia. Apesar da preocupação gerada,  no entanto, até o momento não foram registrados danos, e a situação encontra-se normalizada. Veja o que se sabe sobre o assunto.

Quando aconteceu o apagão?

O apagão aconteceu apenas no prédio principal da maternidade, na manhã do sábado (21), quando além da falta de energia, o gerador do Instituto também não funcionou. Pelo menos sete bebês e gestantes que estavam internados na UTI e precisaram ser transferidos para outras unidades de saúde do município.

O que provocou o apagão no Isea?

Segundo a prefeitura, a interrupção no abastecimento de energia foi ocasionada por um curto-circuito em um cabo subterrâneo que liga os sistemas. Os reparos foram realizados por trabalhadores da concessionária de energia ao longo do dia, e um gerador extra foi ligado por outra rede de distribuição. O problema foi resolvido por volta das 18h.

Quando a energia foi restabelecida?

A Secretaria de Saúde afirmou no domingo (22) que a energia na maternidade do Isea foi restabelecida ainda na noite do incidente, mas na manhã desta segunda-feira (23) várias mães relataram a equipe da TV Paraíba que não estavam tendo acesso ao atendimento clínico no local.

Vistoria do MPPB no Isea

Na manhã desta segunda-feira (23), um procedimento preparatório foi instaurado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) para acompanhar a situação da maternidade. A Secretaria de Saúde tem 10 dias para apresentar informações sobre a falta de energia no loca

De acordo com a promotora da saúde de Campina Grande, Adriana Amorim, a vistoria teve como intuito verificar as ações emergenciais que foram adotadas. "Além disso, verificamos as ações pontuais para reparo da situação e as ações mais amplas, como um projeto para renovação desse cabeamento que, de fato, é bem antigo", disse Adriana Amorim.

O Ministério Público também expediu um ofício ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), solicitando uma fiscalização das instalações do Isea, para averiguar as condições do local.

Como estão os bebês transferidas do Isea?

De todos os bebês que foram transferidos da maternidade do Isea, quatro estão em estado grave no Hospital Clipsi, também em Campina Grande, de acordo com a administradora do loca, Alcione Silva. Outros quatro bebês, que estão na UTI Neonatal da FAP, também estão em estado grave, mas se encontram estáveis. Mais dois recém nascidos que foram transferidos, desta vez para o Hospital Geral de Queimadas, também seguem estáveis após a transferência.

A maternidade do Isea

A maternidade do Isea foi fundada em 1951 e atende gestantes e bebês de Campina Grande e de mais de outros 170 municípios da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Atualmente, a unidade é a única a realizar partos e acompanhamento de alto risco gestantes e bebês, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

Imagem

Rafaela Gambarra

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp