São João Paraíba

Elba defende lei para garantir prioridade ao forró no São João

Cantora disse que sertanejos são bem-vindos, mas os forrozeiros devem ter mais espaço em junho.




A polêmica entre forró e sertanejo no Sâo João ganhou um novo capítulo. A cantora Elba Ramalho disse, em entrevista ao jornal 'Folha de São Paulo', que é a favor de uma lei que garanta prioridade ao forró nas festas juninas bancadas por dinheiro público.

“Seu Luiz [Gonzaga] mandou dizer lá do céu: não entre nessa briga. É briga de galo feroz, de gente grande. Mas vi que os artistas [de forró] estavam reclamando e que a bomba ia estourar. Quando fiz meu show em Caruaru, fiz a minha crítica de forma mais elegante e verdadeira possível, aos curadores das festas”, disse a cantora ao jornal.

Na declaração dada em Pernambuco, relembrada por Elba, a cantora fez um comparação entre o São João e a Festa de Peão de Barretos, afirmando que os forrozeiros não tocam no segundo evento, pois é um espaço dos sertanejos, e que o contrário deveria acontecer nas festas juninas. A paraibana ressaltou que não criticou os artistas da música sertaneja e que a coisa ganhou uma repercussão maior depois que Marília Mendonça entrou na 'briga'. “Ela disse que ia ter sertanejo no São João, que tinha que respeitar, como se nós tivéssemos preconceito ou intolerância. Aquilo mexeu com meus brios porque eu sei quem eu sou”, pontuou.

Elba disse que os artistas sertanejos são sempre bem-vindos no Nordeste, mas que no mês do São João a prioridade deve ser dada à tradição, ao forró. Usando o exemplo de Recife, que barrou funk, brega, swingueira, arrocha e outros estilos durante o Carnaval, a cantora defendeu uma lei que 'proteja' o forró no São João. “O forró nunca vai acabar porque está na nossa alma. O povo gosta do xote, do xaxado, do baião. Mas acho que podia ter uma lei sim”, ressaltou.

A cantora paraibana é a principal atração do São João de Campina Grande no dia 23 de junho. Já a sertaneja Marília Mendonça, foi anunciada como atração surpresa e canta no dia seguinte.