São João Paraíba


Cavalgada Junina acontece neste sábado em Campina Grande

A expectativa é de que mais de cem cavaleiros e amazonas participem do evento.




A Cavalgada Junina, evento tradicional do São João de Campina Grande, acontece neste sábado (17) e reúne cavaleiros e amazonas. A grande novidade para este ano será a presença do Grupo Folclórico "As Marias". O grupo estará recepcionando na Estação Velha os participantes da cavalgada, caracterizado com roupas que remetem aos anos trinta.

A comitiva iniciará a Cavalgada Junina pelas ruas centrais da cidade e em seguida, a tropa seguirá para o Parque de Exposições de Animais, localizado no bairro do Ligeiro. Além da atenção e da curiosidade do público, a Cavalgada Junina reuniu, no ano passado,  cem amazonas e cavaleiros, número superior à participação de 2015, que somou sessenta participantes.

A Cavalgada, com inspiração nos Tropeiros da Borborema, se afirma como um dos eventos de grande apelo cultural, dentro da programação do Maior São João do Mundo. A marcha ritmada do cavalo Mangalarga Marchador faz uma toada harmoniosa com os sons da sanfona, do triângulo e da zabumba, como se fosse um quarto e inusitado instrumento, na formação do forró genuíno.

Esse apelo cultural, cuja origem remonta aos séculos 17 e 18, foi a principal razão para a inclusão da Cavalgada Junina na programação oficial do Maior São João do Mundo.