São João Paraíba

Ilustração de paraibano estampa lata de cerveja no São João

Latinhas com ilustração de Luiz Gonzaga vão ser comercializadas durante os festejos juninos.




"Uma das memórias mais fortes que eu tenho de Luiz Gonzaga foi de um show que eu fui dele, em Campina Grande, quando eu tinha 20 anos. Ele tinha uma postura muito particular, olhando pra cima - era uma força". Foi essa a memória que inspirou o ilustrador paraibano William Medeiros a eternizar o Rei do Baião em suas linhas. Agora, a ilustração está estampada em milhares de latas de cerveja em todo o Brasil, numa ação comemorativa da Schin em celebração ao São João.

De acordo com Medeiros, o desenho foi produzido em 2012, para celebrar o centenário do nascimento do cantor pernambucano. "Eu fiz a ilustração e disponibilizei online no meu portfólio", conta. Neste ano, ele foi contactado pela fabricante da cerveja Schin, que procurava um ícone nordestino para ilustrar as latinhas de cerveja comercializadas durante o período junino. "A imagem de Luiz Gonzaga é perfeita para essa data", diz William.

Nascido em Campina Grande, o ilustrador radicou-se em João Pessoa em 1998 - mas já produzia tirinhas e caricaturas desde os anos 80. E desde então a trilha sonora de Luiz Gonzaga já acompanhava seus traços. "Além da imagem clara de Luiz Gonzaga no show em Campina, uma outra fonte de inspiração foi a capa de um LP antigo que eu tinha guardado em casa", lembra.

Não só nas músicas, a imagem de Luiz Gonzaga atravessa gerações e continua popular através de artistas como Medeiros. "O ícone de Gonzagão é muito forte e permanece até os dias de hoje", conclui.