Política

TCE lança indicadores

Novo Portal do do Tribunal de Contas do Estado disponibiliza indicadores da educação básica para contribuir com melhorias no setor.




As informações de 335 indicadores da educação básica na Paraíba estão agora disponíveis para consulta pública no portal do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Para o presidente do órgão, conselheiro Fernando Catão, indicadores educacionais devem subsidiar os cidadãos, gestores e técnicos na geração e identificação de possíveis soluções para a melhoria do acesso e qualidade da educação pública. “Sabemos dessa realidade de um número expressivo de pro tempores, o que tem comprometido o ensino. Tem escolas em que o grupo de professores são analfabetos funcionais. Os pesquisadores foram em municípios em que os educadores não sabiam sequer dizer o nome do município. Com esse aplicativo, teremos condição de reverter esse tipo de situação”, apontou.

Conforme explicou o presidente do TCE-PB, Fernando Catão, a pretensão maior é que esses indicadores educacionais possam subsidiar a sociedade paraibana na geração e identificação de possíveis soluções para a melhoria do acesso e qualidade da educação pública. “Com esta ferramenta não vai tem um prefeito que vá assumir no 1º de janeiro que possa alegar que não conhece os problemas da educação de seu município. A partir daí vem um trabalho que precisa ser feito que deve nos orientar também no trabalho de auditoria”, disse.

Os arquivos incluem informações técnicas, dicionário de variáveis e base de dados construídas a partir de microdados oriundos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e do TCE-PB. A maior parte das informações está disponível para o período de 2007 a 2011 e a atualização das informações do exercício 2012 será executada a partir do próximo ano, numa segunda etapa do contrato, em que se estuda ampliar o projeto com informações de indicadores da saúde na Paraíba.

Além da geração dos indicadores educacionais distribuídos em cinco grupos, a equipe técnica do Departamento de Economia da UFPB desenvolveu o aplicativo IDGPB Web, que corresponde a um sistema protótipo que visa facilitar o acesso aos indicadores selecionados para a rede municipal e estadual de ensino de modo interativo e em diferentes níveis geográficos (municípios, microrregiões e mesorregiões).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.